Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aplicativos oferecem cupons de desconto por geolocalização

A- A+

A utilização dos cupons de desconto ainda pode ser considerada recente no Brasil, mas já há uma série de aplicativos que facilitam a vida dos consumidores. O Ofertas Perto é um dos mais novos e ajuda os usuários a encontrarem benefícios por meio de geolocalização. A ferramenta adota a tecnologia de “beacons”, que divulga promoções que estão ocorrendo nas adjacências e permite a interatividade entre o usuário e o estabelecimento. A divulgação ocorre em uma área de 312 mil metros quadrados, por meio de bluetooth low-energy.

Com o aplicativo, o cliente sabe quais os descontos, brindes e promoções ofertados dentro destes limites. Depois de escolher o benefício, vai até a loja com o código gerado sem a necessidade de cartões de crédito ou similares.

Os estabelecimentos comerciais devem ter um ponto de venda físico e se cadastrar no aplicativo. O empreendedor pode criar as próprias ofertas e ter acesso a relatórios das visualizações e dos compartilhamentos. O sistema permite o cadastramento de um código de barras para cada anúncio. Também pode gerar um domínio específico agrupando mais de uma promoção.

seudinheiro-geolocalizacao

O cliente tem acesso às promoções em tempo real. Foto: iStock, by Getty Images

Geolocalização e comportamento do cliente

Outra plataforma baseada na geolocalização é o Savelocal. O site trabalha pensando no comportamento do cliente, em seus hábitos de compra e nas suas preferências, que podem ser a comida predileta ou um estilo de se vestir. Tudo conforme a região em que o consumidor se encontra.

O sistema oferece informações por geolocalização utilizando algoritmos que geram o chamado Local Interest Graph (LIG). O LIG foi desenvolvido para ligar o mundo online ao offline, prestando informações personalizadas e importantes aos usuários conforme suas intenções costumeiras e seu posicionamento geográfico.

O Poulpe Cupom Móvel é mais uma ferramenta de fidelização de clientes aos estabelecimentos que utiliza a geolocalização. Pelo sistema, os cartões de papel foram trocados por uma versão moderna e sustentável (eco-friendly) na tela do celular.

O cliente tem acesso às promoções em tempo real e, após a compra, com o próprio celular, acumula benefícios que podem ser trocados por outros, sem a utilização do papel. Ao utilizar o aplicativo, de acordo com a sua geolocalização, o consumidor tende a escolher um estabelecimento mais próximo. Esse tipo de ação promove um tratamento diferenciado ao consumidor que tende a voltar ao estabelecimento em outras oportunidades pela agilidade e pelo atendimento recebidos.

São diversas as vantagens. Além de gastar menos pelos serviços que deseja, o usuário ajuda a reduzir as emissões de gases poluidores, já que percorreu uma distância menor. A preocupação com a sustentabilidade está vinculada também à oportunidade de uma divulgação considerada limpa, pois não há o desperdício de papel para a confecção dos cupons.

A geolocalização também ajuda a procurar benefícios na hora das refeições. Lançado em 2014, o aplicativo brasileiro Ju$to é colaborativo e possibilita encontrar ofertas e preços compatíveis em restaurantes, padarias e bares. Com login atrelado ao Facebook, o sistema também permite que valores abusivos sejam denunciados, alertando os consumidores que estejam próximos ao determinado estabelecimento.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para geolocalização? Compartilhe!

Pokémon Go
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet