Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aplicativo Sinesp permite consultar mandados de prisão a partir do CPF

A- A+

Cada vez mais as instituições públicas vêm aderindo à tecnologia e afinando a comunicação com o cidadão. Nada mais justo nos dias de hoje, quando o acesso à informação é a ferramenta mais eficaz para prevenir problemas. Agora, por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, até mesmo um mandado de prisão pode ser verificado a qualquer momento.

Afinal, o que é o aplicativo Sinesp Cidadão?

O aplicativo Sinesp Cidadão nada mais é que uma permissão ao cidadão para acessar serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública, entre eles o “Consulta mandados de prisão”, onde se pode consultar mandados vigentes e também os aguardam cumprimento.

seudinheiro-aplicativo-sinep

É possível consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil no app. Foto: Arquivo Pessoal

Mais do que uma simples fonte de consulta, o aplicativo Sinesp Cidadão é um meio que o cidadão comum tem de se proteger e também uma forma de contribuir com o trabalho da Polícia, por meio do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas).

O aplicativo é gratuito e foi uma forma que o Ministério da Justiça encontrou de ter a colaboração do cidadão na identificação de foragidos. O cadastro acessado conta com mais de 350 mil mandados de prisão. Quem identificar um foragido pode acionar a polícia para que a ordem de prisão seja cumprida.

Mesmo se você não tiver como instalar o aplicativo Sinesp Cidadão no seu celular, é possível também fazer a consulta pelo site do Conselho Nacional de Justiça. Esse serviço pode ser muito útil quando você pretende, por exemplo, contratar alguém para trabalhar dentro da sua casa.

Aplicativo Sinesp Cidadão também funciona para veículos roubados

Um dado interessante sobre o aplicativo Sinesp Cidadão é que ele funciona em dois módulos. Além da consulta a mandados de prisão, há também o módulo Consulta Veículos, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Você vai se interessar por:
Estacionamento é responsável por furto de bens? Descubra
Saiba como registrar boletim de ocorrência para acionar seguro

Por meio dele, é possível consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil, bastando apenas digitar a placa. É possível também verificar fraudes como clonagem, quando os dados fornecidos pelo Denatran não forem condizentes com o veículo em questão.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Gostou das dicas de aplicativo Sinesp? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
sair da casa dos pais
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato