Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aplicativo monitora sua eficiência ao reduzir consumo de energia

A- A+

Se você acha que as suas atitudes para minimizar o consumo de energia só influenciam sua conta de luz, engano seu. A tecnologia está aí para provar que pequenas atitudes, como reciclar um objeto ou instalar um dispositivo inteligente em casa, têm um peso importante para o planeta.

Pessoa tentando economizar no consumo de energia.

Ao poupar energia, você faz bem ao planeta e sente a diferença também no bolso. Foto: iStock, Getty Images

Consumo de energia é alvo de app

Se você se preocupa em fazer sua parte na busca por mais sustentabilidade, poupando os recursos naturais e reduzindo a emissão de poluentes, precisa conhecer o MyEarth. O aplicativo, desenvolvido pelos professores Nancy Wong e Suman Banerjee, ambos da Universidade de Wisconsin, tem como missão fazer com que os usuários visualizem suas atitudes ambientalmente corretas.

Mas de que forma isso ocorre? O aplicativo é dividido em cinco categorias (eletricidade, reciclagem, viagem, alimentação e bens de uso pessoal). À medida que você lê uma dica (como reciclar uma caixinha de leite) e assinala um “ok”, sinalizando que concluiu a etapa, você recebe créditos de carbono.

App “My Earth” registra consumo de energia diário A parte visual é representada pela figura de um urso polar, estrategicamente localizado em cima de um iceberg que esta derretendo. Assim, ele segura-se para não cair no mar. Conforme você acumula créditos de carbono, o iceberg vai crescendo.

É claro que, após salvar a vida do animal, a dificuldade vai aumentado. Pode surgir outro urso ou, até mesmo, uma família de ursos. “A ideia é que os usuários possam ter uma visão melhor sobre o impacto de suas atitudes no meio ambiente, pois os pequenos gestos são muito significativos”, afirma Nancy.

Disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, aplicativo traz dicas que vão desde atitudes bem simples, como reciclar determinado objeto, até ações que exigem maior complexidade, como instalar um sistema inteligente no banheiro para reduzir o uso de energia elétrica e o desperdício de água.

MyEarth integrado ao dia a dia

Nancy espera que as pessoas usem o aplicativo para visualizar seu progresso diário. Ela foi motivada a trabalhar nesse projeto por acreditar que o comportamento deve ser simples e compreensível para se tornar sustentável.

“Há uma real desconexão entre o que as pessoas dizem e o que elas querem fazer em termos de atitudes que levam aos cuidados com o meio ambiente e a tradução disso no comportamento atual”, destaca a professora.

Ela relata que, na maior parte do tempo, via uma falha para conectar ações individuais a uma imagem maior. “A esperança é que o aplicativo possa ajudar as pessoas a entender que o que elas fazem não é insignificante e como isso pode contribuir com o mundo”, aponta.

Você vai se interessar por:

Faça a sua parte

Recentemente, a preocupação com o consumo de energia no Brasil levou a Associação dos Consumidores (Proteste) a divulgar 16 medidas de economia na conta de luz, fáceis de adotar em casa. Vale lembrar algumas delas:

  • Desligue da tomada os aparelhos que não estejam em uso
  • Junte a maior quantidade de roupa possível para lavar ou passar
  • Evite o abre-fecha da porta da geladeira
  • Prefira lâmpadas fluorescentes ou de led
  • Apague as luzes de ambientes desocupados
  • Reduza o tempo de duração do seu banho.

 

Você tem uma boa dica para reduzir o consumo de energia? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos