Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aplicativo ajuda a reduzir fraudes no comércio eletrônico

A- A+

Em um mundo cada vez mais digital, é preciso redobrar a atenção e cercar-se de cuidados nas operações realizadas no ambiente online. As fraudes no comércio eletrônico têm se tornado constantes, o que justifica a criação de novos meios de combate à prática.

Segundo levantamento feito pela FControl, empresa especialista em sistemas de segurança para e-commerce, as tentativas de golpes fraudulentos atingiram 3,91% de todas as transações analisadas no início do ano passado – dado superior a 2014.

Em contrapartida, o êxito nessas operações caiu para 0,15%, graças ao melhor preparo das lojas virtuais, dotadas de mais ferramentas antifraude. Recentemente, essa luta ganhou uma nova arma: o aplicativo GogoNogo.

Prevenindo fraudes no comércio eletrônico

Recurso de suspensão temporária do cartão amplia a segurança no e-commerce. Foto: iStock, Getty Images

GogoNogo contra fraudes no comércio eletrônico

GogoNogo contra fraudes no comércio eletrônicoAinda em processo de implantação no país, o GogoNogo é um app para celular disponível para Android e iOS, que permite ao usuário suspender temporariamente os cartões de crédito, débito e pré-pagos para as transações no comércio eletrônico, lojas e shoppings.

Com o principal objetivo de evitar fraudes potenciais e dar mais segurança para consumidores e lojistas, o bloqueio do chamado dinheiro de plástico é realizado por meio de um mecanismo de acionamento do celular.

Por ele, o usuário habilita o cartão por alguns minutos, efetua um determinado pagamento e, logo depois, desativa o uso.

E por que isso pode ser eficaz? Se os dados de um pagamento forem capturados por um hacker, por exemplo, não poderão ser usados se o cartão estiver suspenso. A ação do app pode ser comparada ao banco que lhe envia um cartão novo: ele não funciona até que você o habilita, certo? Nesse caso, a habilitação ocorre pelo celular.

App ainda está em fase de expansão

Quem quiser contar com a funcionalidade no país, por enquanto, precisa ser correntista do Bradesco. No momento, ela abrange apenas os cartões da Casas Bahia, customizado para funcionar só no comércio eletrônico. A novidade deve ser liberada nas próximas semanas para outras redes varejistas.

O aplicativo já foi baixado por mais de 100 mil usuários, segundo Reginaldo Zero, presidente da First Performance no Brasil. “A receptividade surpreendeu e vamos expandir”, declarou em nota à imprensa.

Desenvolvido pela startup americana First Performance Global, o GogoNogo tem entre os principais sócios a MasterCard. Além de Brasil e EUA, o aplicativo está sendo implantado na Austrália, Japão e Nigéria. No país africano, por exemplo, o uso se tornou exigência dos reguladores locais para evitar fraudes no comércio eletrônico, conforme informou a criadora do app.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, que cuidados adota contra fraudes no comércio eletrônico? Comente!

Pokémon Go
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet