Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Apartamentos pequenos já são vendidos com o preço de um carro

A- A+

Não é de hoje que o déficit habitacional preocupa governos e construtoras. A falta de espaço para novas moradias e a diminuição do poder aquisitivo da população fez com que apartamentos pequenos se tornassem as estrelas do mercado imobiliário. E a tendência aponta para a manutenção dos espaços reduzidos.

Apartamento pequenos são fenômeno de vendas

Um levantamento realizado pelo jornal O Estado de São Paulo apontou que, somente em São Paulo, o número de lançamentos com metragens pequenas saltou de 960 para 7.810 em nove anos (de 2005 a 2014). Até setembro deste ano, conforme a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), já são 3.170 unidades do tipo.

Entre as novidades, um condomínio com apartamentos de 14 metros quadrados, lançado na capital paulista em novembro, usa como chamariz o valor, pois promete ser comercializado ao preço de um carro – não um modelo popular, pois cada imóvel está orçado em R$ 89 mil. Mas para uma metrópole, com imóveis valorizados, a promoção é significativa.

Especialistas do mercado imobiliário entendem que, apesar do tamanho muito reduzido, essa pode ser uma forma de equacionar um problema que afeta cidades com o porte de São Paulo, que é o deslocamento. Aquelas pessoas que vão em casa somente para dormir, e que perdem horas no trânsito diariamente, são fortes candidatas a esse tipo de empreendimento.

Casal avaliando a ideia de morar em apartamentos pequenos.

Construtoras investem na otimização dos espaços e o preço vira atrativo principal. Foto: iStock, Getty Images

Tendência em outras regiões

Pelo Brasil afora, os tamanhos dos imóveis também estão reduzidos, o que oferece preços mais em conta e reduz problema com os espaços para construir – cada vez mais escassos. E pode ser eles fiquem ainda mais compactos caso sigam tendências internacionais. No Japão, há apartamentos de até seis metros quadrados.  

A boa resposta dos consumidores – que, no caso dos apartamentos de 14 metros quadrados já formavam fila de espera antes mesmo do lançamento – é um indicador positivo para que as construtoras e serve como incentivo para novos empreendimentos.

Vantagens e desvantagens dos apartamentos pequenos

Prós

– Um dos pontos positivos é o melhor aproveitamento de espaço e a organização. Em um apartamento muito pequeno, você consegue viver apenas com o essencial, sem desperdícios e sem comprar um monte de coisas que nunca vai usar

– É uma excelente alternativa para profissionais com dupla jornada ou mesmo para executivos que fazem as refeições fora de casa. Afinal, não há muito espaço para fazer pratos elaborados

– As pessoas que prezam pela otimização do espaço tendem a dar um novo uso para os locais públicos.

Contras

– Não é ideal para pessoas que passam muito tempo em casa ou que precisam guardar objetos maiores, como bicicletas, esteiras e outros itens

– Toda a vida social do morador deve ser realizada fora, seja em restaurantes, praças, parque ou salões de festa

– Na maior parte dos casos, é preciso comprar móveis sob medida, que geralmente são mais caros que a mobília convencional. Se quiser aproveitar bem o espaço, o ideal é optar pelos flexíveis (que dobram, giram ou se transformam em outro móvel).

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

E você? Pretende investir em apartamentos pequenos? Deixe seu comentário.

não consigo pagar o aluguel
inflação do aluguel
investir em imóveis
casa dos sonhos
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo