Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Apartamentos na planta: conheça as vantagens e desvantagens do investimento

A- A+

Alternativa para quem deseja realizar o sonho da casa própria pagando menos, a aquisição de apartamentos na planta é uma opção oferecida pelas construtoras para financiar a construção do edifício. Mas a decisão exige atenção: conheça as vantagens e desvantagens do investimento.

Comprar apartamento na planta exige atenção

“A aquisição de um imóvel, em qualquer circunstância, é um passo muito importante na vida de todo brasileiro”, afirma Joaquim Ribeiro, presidente da Federação Nacional de Corretores de Imóveis (Fenaci) e corretor de imóveis desde 1978. “Poucas pessoas adquirem mais de um imóvel durante a vida em nosso país. Daí a relevância de uma análise pormenorizada antes de fechar negócio.”

Essa avaliação é importante para qualquer tipo de imóvel: dos que ainda estão sendo construídos aos usados; das salas comerciais aos apartamentos. Mas os imóveis na planta merecem uma atenção especial, já que o consumidor precisa lidar apenas com o projeto do que pretende adquirir.

Apartamentos na planta

Buscar auxílio de arquiteto é uma boa ideia ao comprar imóvel na planta. Foto: iStock, Getty Images

“É um investimento de longo prazo, que pode chegar a 36 meses até a entrega das chaves”, explica Ribeiro, justificando por que o consumidor deve ter cautela e se cercar de cuidados.

A primeira dica é jamais quitar o valor à vista: “É importante ir pagando de acordo com o fluxo das obras, pois pode haver o risco, por exemplo, de a construtora ter algum problema e não poder honrar seus compromissos”.

Outra orientação diz respeito ao montante que o consumidor está disposto a investir. “O quanto o cliente pode gastar é outro ponto a ser analisado de forma consistente, para não comprometer suas finanças e transformar o sonho da casa própria em pesadelo”, recomenda o especialista.

A terceira dica é visitar o local onde o prédio será construído várias vezes, para descobrir as características das redondezas. “O cliente precisa fazer isso para conhecer a rotina do lugar, o que tem e o que falta na rua e no bairro do empreendimento, perceber como é o trânsito, se há muito barulho, se há escolas, praças, hospitais, farmácias, supermercados e outros itens de comodidade”, explica Ribeiro.

E a última recomendação é acompanhar e registrar todo o processo de compra do imóvel. “É importante preservar folhetos, folders e tirar fotos da maquete do edifício, bem como fotografar o apartamento decorado”, aponta o corretor. “Aliás, é preciso ficar atento e não se empolgar com os apartamentos decorados, pois muita coisa que está lá não existe no memorial descritivo”, finaliza, salientando que o papel do cliente é questionar os mínimos detalhes para não deixar dúvidas pendentes.

Vantagens e desvantagens dos apartamentos na planta

Elencamos, a seguir, algumas vantagens e desvantagens dessa opção de investimento. Confira:

Possíveis vantagens

Valor inicial mais barato: ao comprar um apartamento na planta, o cliente paga menos do que quem adquire o imóvel pronto. Para Ribeiro, essa é a grande vantagem do investimento.

Facilidade de pagamento: é comum que as construtoras ofereçam descontos ou permitam parcelar o valor de entrada para quem compra na planta.

Valorização do imóvel: para quem pensa em investir e almeja ganhos no médio e longo prazo, Ribeiro explica que, em alguns casos, há valorização de 100% do montante investido quando o imóvel fica pronto.

Possíveis desvantagens

Atrasos na construção: não há como garantir que o projeto será cumprido no prazo estabelecido inicialmente e que tudo dará certo ao longo da construção.

Mudanças no projeto: caso surjam empecilhos, é provável que a construtora precise adaptar o projeto. Nesse caso, talvez o resultado final não seja exatamente conforme o acordado inicialmente.

Incapacidade de finalizar a obra: se a construtora falir, você terá o sonho da casa própria adiado. Apesar dos grandes transtornos que essa situação pode gerar, vale lembrar que o cliente está amparado judicialmente contra atrasos na obra ou falência da empresa.

Mudanças no mercado imobiliário: ao longo de três ou quatro anos, muita coisa pode ocorrer. Da região onde o imóvel se encontra ao desempenho econômico do país, você sempre assumirá um risco ao comprar apartamentos na planta. O segredo é se cercar de garantias e participar ativamente do processo para evitar possíveis transtornos.

Você vai se interessar por:

Comprar apartamento na planta: será que vale a pena?
Comprar um apartamento decorado tem maior custo
Conheça as principais regras do distrato de contrato de imóveis

Seguro para os seus bens

Para quem compra imóvel, uma boa dica é buscar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Tirou suas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens dos apartamentos na planta? Comente!

cooperativa habitacional
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como abrir uma empreiteira
inflação do aluguel
lareira em apartamento
projeto de arquitetura