Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Apartamento duplex tem custo de condomínio mais elevado

A- A+

O apartamento duplex, modelo comum em coberturas, é o sonho de muitas pessoas que moram nos grandes centros e desejam ter cômodos mais amplos e uma área de lazer, mesmo não morando em uma casa. Mas, na hora de avaliar a compra, não podem ser levadas em conta apenas as vantagens. Os custos envolvidos também devem ser avaliados desde o início.

Desvantagens do apartamento duplex

Até bem pouco tempo atrás, as taxas de condomínio eram cobradas por unidade, independentemente das diferenças de tamanho entre elas. Atualmente, o valor a ser pago costuma ser calculado a partir da metragem do apartamento. Ou seja, ter um duplex também significa gastar mais mensalmente.

Para Gilberto Ribeiro de Melo, administrador do Click Habitação, o deslocamento entre um andar e outro pode ser um problema, especialmente para quem tem filhos ou mora com pessoas idosas. É por isso que, em geral, o duplex é preferido por pessoas jovens. Embora sejam poucos degraus, eles podem dificultar a rotina de quem não está acostumado.

O custo de aquisição também deve ser considerado. Ter mais espaço à disposição tem seu preço – e ele pode ser alto. Ao avaliar o apartamento duplex, é importante considerar quais investimentos ainda precisam ser feitos. Em alguns deles, há espaço para piscina. Se você quiser contar com essa opção, é bom estar preparado para investir mais.

A escada interna que liga um andar a outro é característica do apartamento duplex. Foto: iStock, Getty Images

A escada interna que liga um andar a outro é característica do apartamento duplex. Foto: iStock, Getty Images

Quando comprar um apartamento duplex

No fim de contas, a escolha por um duplex vai depender do perfil do comprador e dos recursos disponíveis. Conforme explica Carlos Lammel, diretor do Sindimóveis-RS, além de espaçosos, eles costumam ter os cômodos divididos de um modo que otimiza o espaço disponível e facilita a distribuição dos móveis.

“Outra vantagem é que, na maioria das vezes, localizam-se na cobertura, disponibilizando vista panorâmica e eventualmente opções de lazer existentes no condomínio”, destaca Lammel. Não é à toa que o apartamento duplex costuma remeter à ideia de espaço e liberdade, com características parecidas as de uma casa.

A compra também pode ser vantajosa para quem recebe amigos e familiares com frequência. Afinal, esse modelo de imóvel costuma separar a área íntima da social e facilita a realização de jantares e recepções, seja na parte interna ou externa.

Preserve o seu patrimônio

Depois de comprar seu imóvel, é importante garantir mais segurança em relação aos imprevistos. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas sobre apartamento duplex? Compartilhe!

almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes
por que o piso estoura
quanto custa colocar portão automático