Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aparelho para economizar energia é confiável?

A- A+

Com a conta de luz no preço que está, o consumidor vem buscando diversas formas de poupar. Na maioria dos lares brasileiros, muitos aparelhos estão fora de uso. Ainda pouco conhecido, o aparelho para economizar energia também é aposta de algumas pessoas.

Como é o aparelho para economizar energia?

Ele pode ser de diversos tipos: desde tomadas que prometem reduzir o gasto energético em até 40% até carregadores de dispositivos móveis a gás ou energia solar. Para saber se funcionam mesmo, só testando.

Conforme o Instituto Akatu, aparelhos em stand by – aqueles que ficam com uma luz acesa esperando serem utilizados, como DVDs, por exemplo – consomem até 12% mais de energia. Então, pode ser que valha a pena tentar.

seudinheiro-aparelho-para-economizar-energia

Aparelho para economizar energia é aposta para economia doméstica. Foto: iStock, by Getty Images

Aparelho para economizar energia: conheça alguns modelos

Eeconomax: Aparelho para economizar energia já conhecido, tem formato de tomada e é indicado para aparelhos resistivos como cafeteira, ferro de passar e prancha de cabelo. Pelos princípios da termodinâmica, ele mantém o desempenho do eletrodoméstico dentro de condições satisfatórias sem utilizar o máximo de energia. Promete uma economia de até 40%.

Você vai se interessar por:
Descubra como solicitar a tarifa social de energia elétrica
Como economizar energia? Veja dicas para reduzir consumo
Sistema de bandeiras tarifárias: entenda o aumento da conta de luz

Economicus: O formato é o mesmo do Eeconomax (parece uma tomada) porém é indicado como aparelho para economizar energia em geladeiras, freezers, bombas de piscinas e de hidromassagem.

Sunflower: É um carregador movido a energia solar que serve para todos os gadgets – smartphones, tablets e câmeras. O nome é inspirado em seu design, com formato de flor. Dessa forma, também serve como item de decoração. Esse é um tipo de aparelho para economizar energia que tem diversos similares no mercado.

Kraftwerk: Esse aparelho também serve para carregar celulares e câmeras GoPro. Seu funcionamento é com gás natural, o mesmo utilizado em isqueiros. Por ser portátil, pode ser levado para qualquer lugar e se torna uma alternativa para lugares onde não há acesso à rede elétrica. Com ele você pode carregar seu celular até na beira da praia.

Fonte econômica: Ainda não há um aparelho para economizar energia do computador, mas uma dica para poupar com seu PC é escolher uma fonte econômica. Como o gasto energético sobe de acordo com a potência, o ideal é verificar a necessidade de consumo do seu PC e comprar uma fonte com potência um pouquinho maior. Vale a pena investir em boas marcas, pois o mercado está cheio de produtos genéricos.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

gazebo dobrável
como economizar na limpeza
aplicativos para economizar no supermercado
comer peixe
reduzir gasto com doméstica
mão aberta