Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aparelho de fondue muda conforme tipo de preparo

A- A+

Quanto mais o clima frio se aproxima, mais aumenta a vontade de preparar pratos quentes em casa. O fondue, por exemplo, é um clássico da estação, seja de carne, queijo ou chocolate. Mas é preciso ter o aparelho certo para poder preparar a receita em casa. O material que reveste a panela e o tipo de aquecimento podem fazer a diferença no sabor do seu prato.

Fondue: uma panela para cada sabor. Foto: iStock, by Getty Images

Fondue: uma panela para cada sabor. Foto: iStock, by Getty Images

O fondue é uma receita tão tradicional do inverno, que o consumo dos seus ingredientes aumenta conforme a estação se aproxima. O consumo de queijos cresce 20% entre maio e agosto, principalmente nas vendas de queijos especiais – os indicados para o preparo da receita – segundo o Grupo Pão de Açúcar. Com os chocolates, o crescimento é de 10% nesse período.

Segundo a blogueira Adriana Magre, o segredo de um bom fondue está na escolha da panela correta. O recipiente específico para o preparo desse prato é chamado de rechaud e é feito com diversos materiais diferentes, mas que têm uma característica em comum: a capacidade de manter os ingredientes quentes e bem cozidos.

A blogueira explica que a principal diferença entre os modelos é a antiaderência dos materiais. Fondues como o de queijo, por exemplo, exigem panelas que não grudem, já que quanto mais o molho cozinha, mais ele adere às paredes do rechaud. Os modelos de ferro, para Adriana, são os mais indicados para preparar qualquer tipo de fondue de queijo.

Você vai se interessar por:
Férias de julho: confira cinco destinos nacionais para economizar na viagem
Serra Gaúcha é um dos destinos nacionais preferidos pelos brasileiros
Legumes do inverno: economize com produtos da estação

As panelas de cerâmica também podem ser utilizada para esse tipo de molho, além dos fondues doces. Assim como as esmaltadas, elas garantem uma distribuição mas uniforme do calor em toda a sua superfície e, por isso, não correm o risco de que os ingredientes queimem em algumas partes e não cozinhem em outras.

Adriana indica a panela de vidro para os fondues de carne que utilizam óleo para o cozimento. É que o material é um bom condutor de calor para a panela e é capaz de manter o óleo quente por um longo tempo, cozinhando a carne rapidamente, sem deixar partes cruas. Apenas tome cuidado para escolher modelos mais fechados, que não permitam o vazamento de respingos que podem lhe queimar.

Fondue mais barato

O problema é que, muitas vezes, as panelas específicas para cada tipo de fondue custam muito caro. Além disso, nem todo mundo tem condições de manter diversos jogos diferentes para um mesmo tipo de prato. Por isso, o ideal é investir em uma única opção que seja versátil e valha para o preparo de todos os principais tipos da receita.

Para Adriana Magre, o rechaud de inox é a melhor escolha na relação custo x benefício. Ele tem antiaderência suficiente para não grudar o queijo, estabilidade de calor para que o chocolate não queima e consegue manter-se quente o suficiente para que o óleo possa cozinhar a carne sem grandes dificuldades.

Além disso, você sempre pode contar com os cupons de desconto. Comprando os vouchers em sites especializados, como o Vivo Descontos, você garante a diminuição de uma porcentagem do aparelho de fondue e pode preparar o prato em casa, sem grandes gastos.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica