Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aparelho de ar condicionado portátil: veja vantagens e desvantagens

A- A+

Com a chegada do verão, cresce a busca por opções para aliviar o calor. Quando se pensa em um condicionador de ar, os modelos split – mais silenciosos e multifuncionais – dominam o mercado. Mas você já considerou optar por um aparelho de ar condicionado portátil? Sua proposta é oferecer as mesmas vantagens, com o adicional de ser levado para qualquer lugar.

Aparelho de ar-condicionado portátil na sala de estar.

Com a chegada do verão, ar portátil é alternativa para contornar o calor. Foto: Divulgação, Delonghi

Conheça o aparelho de ar condicionado portátil

Um aparelho de ar condicionado portátil funciona com as mesmas propriedades que os demais: serve para realizar a troca de calor entre os ambientes externos e internos, substituindo o ar quente pelo frio.

Ainda que portátil, há a necessidade de um tubo extensor para fazer esse processo. Esse item precisa ficar em alguma saída, seja na janela ou em uma varanda, por exemplo.

Mas ao contrário dos demais modelos, não há a necessidade de realizar modificações na estrutura, como furos. Ou seja, não haverá obra, nem sujeira na sua casa. Normalmente, esse tubo já vem junto com o aparelho, no momento em que você o adquire.

Assim como os demais, o aparelho de ar condicionado portátil também armazena água. A capacidade do reservatório varia conforme o modelo e, principalmente, a potência do equipamento (normalmente, essa capacidade não passa de 20 litros). Assim que o reservatório de água fica cheio, o aparelho desliga automaticamente, e só é possível ligá-lo novamente quando for esvaziado.

As vantagens e as desvantagens do aparelho

O grande diferencial do aparelho de ar condicionado portátil em relação aos seus concorrentes é justamente esse: ele pode ser levado de um local para outro de maneira rápida e fácil. Ainda que alguns modelos possam pesar até 30 quilos, a maioria conta com rodinhas que facilitam o transporte entre um cômodo e outro.

Além disso, o equipamento não precisa de qualquer tipo de instalação, o que evita transtornos em casa. Em alguns prédios, há proibição para fazer furos nas paredes. Se você tem outras casas, ou vai para a praia no verão, há a opção de transportá-lo, o que vai acabar com a necessidade de instalar mais equipamentos em outros locais.

No entanto, há também desvantagens. A necessidade de estar perto da janela, em função do tubo de conexão, é uma delas, pois reduz a quantidade de locais onde colocar o aparelho.

Ele também faz mais barulho que um ar condicionado split. Se você quiser colocá-lo no quarto, por exemplo, não é recomendado para quem tem o sono leve.

Portanto, antes de decidir entre o modelo portátil ou outro, é preciso avaliar a situação. Se você mora de aluguel ou não pode fazer reformas, vale a pena optar pelo aparelho. Caso contrário, o split pode apresentar mais vantagens e um custo-benefício maior.

Você vai se interessar por:

Aparelho de ar condicionado portátil é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu ar condicionado portátil, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para ar condicionado portátil

Gostou das dicas sobre aparelho de ar condicionado portátil? Compartilhe esse conteúdo!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple