Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Viagem para Aparecida do Norte é destino concorrido em 12 de outubro

A- A+

Marcado como feriado latino-americano em comemoração à descoberta do continente, o dia 12 de outubro por aqui homenageia a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A data costuma reunir romeiros em viagem para Aparecida do Norte, cidade sede do Santuário Nacional em referência à divindade.

O município paulista está localizado no Vale do Paraíba, que leva o mesmo nome do rio onde a imagem da santa foi encontrada, em 1717. É tradicional ponto de visitação do turismo religioso nacional em qualquer data, mas especialmente no dia 12.

Aparecida do Norte

Homenagens à Nossa Senhora Aparecida atrai fiéis à cidade em 12 de outubro. Foto: Marcelo Camargo, ABr

Os atrativos da viagem para Aparecida do Norte

A devoção à Nossa Senhora Aparecida começou quando três pescadores encontraram uma imagem da santa, sendo primeiro o corpo e depois a cabeça da estátua. A história, contada no site do Santuário Nacional de Aparecida, indica que, após colocar as peças encontradas no barco, os pescadores fisgaram os peixes que até então não estavam conseguindo.

Em 1745, os devotos ganharam um lugar para peregrinar pela santa. Mas só em 1946 a cidade de Aparecida do Norte recebeu o Santuário e passou a ser centro das visitações à imagem original de Nossa Senhora. Segundo a administração da Basílica, em 2014, mais de 12 milhões de fiéis passaram pelo parque santo.

Basílica Nova, viagem para Aparecida do Norte

Uma viagem à Aparecida do Norte não é completa sem uma visita à Basílica Nova. Foto: Miguel Schincariol

A Basílica Nova é o principal atrativo turístico de Aparecida do Norte. É lá que está localizada a imagem da padroeira do Brasil, além da Capela das Velas e da Sala dos Milagres, espaços onde são feitas as ofertas e intenções dos fiéis.

Também são atrações da viagem para Aparecida do Norte a visita à Basílica Velha, por onde passaram nomes importantes da história do Brasil – como a família Real.

Além disso, também é possível ir ao Porto Itaguaçu, local onde os pescadores encontraram a imagem de Aparecida pela primeira vez. Há ainda o shopping dos romeiros, onde fica a praça de alimentação e mais de 380 lojas.

Turismo religioso em viagem para Aparecida do Norte

Aparecida do Norte é um dos principais destinos do turismo religioso no país. Foto: Marcelo Camargo, ABr

Você vai se interessar por:

Veja quais custos considerar na sua viagem de fim de semana

Viagens nacionais entram de vez na rota dos brasileiros

Veja como planejar suas despesas de viagem

Aparecida do Norte em 12 de outubro

Segundo informações da Urben Turismo, agência que realiza viagens religiosas à cidade, o diferencial do dia 12 de outubro, como data para conhecer Aparecida do Norte, são as missas e festejos que acontecem no local.

A frequência das celebrações é maior e elas são realizadas na rua, esperando receber um número maior de fiéis. A administração do Santuário Nacional projeta receber mais de 159 mil visitantes na data.

Nos custos da viagem, a data também influencia. Pacotes chegam a custar 15% a mais no feriado em homenagem à divindade, em comparação com outras épocas do ano.

Além de ser a data que mais movimenta a cidade durante o ano todo, é também um período de feriado em toda a América Latina, o que gera acréscimos nos valores de passagens e hospedagens.

Os pacotes de viagem para Aparecida do Norte costumam incluir transporte (aéreo e terreste), hospedagem e passeios, que são pagos.

Passeio de bondinho em viagem para Aparecida do Norte

Passeio de bondinho oferece vista da Basílica Nova de Aparecida. Foto: Oswaldo Corneti, Fotos Públicas

Também é preciso preparar o bolso para a entrada no Santuário e mesmo os traslados para os demais pontos turísticos da cidade. Alimentação e eventuais compras extras, como presentes e lembranças, também devem ser contados no orçamento.

As despesas fazem parte do planejamento de qualquer viagem, mas, segundo informa a Urben, o acréscimo no valor final é considerado baixo no mercado, em razão de ser uma altíssima temporada na cidade.

A agência recomenda que fazer uma viagem para Aparecida do Norte em 12 de outubro tem como vantagem as festividades diferenciadas que ocorrem na cidade. Por outro lado, a baixa disponibilidade de hospedagem e os preços mais altos podem ser desvantagens do ponto de vista econômico.

 

Você tem uma boa dica de viagem para Aparecida do Norte? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito