Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Anuidade de cartão de crédito pode ser cobrada em parcelas?

A- A+

A taxa de manutenção, mais conhecida como anuidade de cartão de crédito, é uma das cobranças autorizadas pelo Banco Central para operadoras de cartão. A cobrança pode ser feita tanto à vista como em parcelas mensais, cobradas na fatura mensal do seu cartão de crédito.

A forma de pagamento é uma opção do cliente, que tem o direito de planejar a melhor maneira de quitar a anuidade de cartão de crédito dentro do seu planejamento financeiro. O pagamento parcelado torna-se uma boa opção se você prefere diluir a cobrança ao longo do ano, ao invés de pagar o valor total da anuidade em uma única parcela.

seudinheiro-anuidade-de-cartao-de-credito

É importante ficar atento às atualizações no preço da anuidade. Foto: iStock, by Getty Images

Algumas operadoras cobram a anuidade do cartão de crédito somente quando você completa o primeiro ano de uso do cartão. Se é o caso de sua operadora e você optou pelo pagamento parcelado, quando você receber a décima terceira fatura do cartão, já deve aparecer no resumo das cobranças o valor referente à parcela da taxa de manutenção ou o valor total correspondente à anuidade do cartão de crédito.

Cliente escolhe forma de pagamento da anuidade do cartão de crédito

A forma de pagamento da anuidade de cartão de crédito cobrada por cada operadora conforme a modalidade do cartão deve ser informada no contrato de adesão ao serviço, conforme a escolha do cliente. A informação sobre o valor da taxa costuma ser disponibilizada no site do banco ou da instituição que administra o cartão.

Você vai se interessar por:
Como funcionam os cartões sem anuidade? Descubra
É possível negociar anuidade grátis do cartão?
Entenda o que é anuidade diferenciada titular

É importante ficar atento às atualizações desses valores, pois o preço da anuidade de cartão de crédito costuma ser reajustado a cada ano. Se você notar uma mudança no valor correspondente ao parcelamento da anuidade do seu cartão, entre em contato com a operadora para tirar a dúvida e verificar as condições para obter descontos nessa taxa ou um parcelamento melhor para o seu bolso.

Taxa serve para cobrir custos de operação

O motivo para que as operadoras cobrem taxa de anuidade do cartão de crédito é a manutenção dos sistemas que possibilitam a comunicação entre a loja em que você faz suas compras e a central que administra o seu cartão de crédito. Essa operação envolve serviços de tecnologia, que têm custos altos no Brasil.

Outros gastos que ficam a cargo das operadoras são o de emissão e envio da fatura, em geral por correspondência. Tanto para remeter aos clientes o resumo mensal da fatura do cartão, quanto para emitir os boletos de cobrança, há custos envolvidos.

Há ainda o controle de inadimplência dos clientes, já que quando o cartão de crédito aprova uma compra sua ele dá uma garantia ao estabelecimento de que receberá o valor correspondente à sua compra, e isso independe de você pagar ou não a fatura em dia.

A anuidade, enfim, é uma taxa que você para ter direito a usufruir de um serviço que oferece determinadas facilidades para o seu dia a dia, como ocorre com uma série de outros produtos e serviços. O que pode ser questionado é o valor da anuidade do cartão de crédito. Por isso, controle sempre com a máxima atenção as cobranças descritas na fatura do seu cartão para evitar cobranças abusivas.

Gostou das dicas para anuidade de cartão de crédito? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade