Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Antes de uma boa compra, responda essas seis perguntas

A- A+

Impulso consumista nem sempre é sinônimo de uma boa compra. Mesmo com dinheiro sobrando na conta ou com o cartão de crédito em mãos, é preciso que você avalie uma série de questões antes de realizar algum gasto.

Uma maneira de se tornar um consumidor consciente é começar a fazer perguntas antes de gastar. Elas vão fazer com que você faça boas compras com mais responsabilidade e segurança, te deixando com a certeza de que elas não vão comprometer suas finanças pessoais.

Fazer uma boa compra depende de você

A primeira pergunta da lista para fazer uma boa compra é bem simples e sua resposta precisa ser imediata: “Você realmente precisa desse novo item ou produto?”.

Se a resposta for sim e o item for realmente uma necessidade e não um desejo, você já deu o primeiro passo para realizar uma boa compra. Caso a resposta seja não, não há muito o que dizer: o gasto que você está prestes a fazer é supérfluo e pode ser deixado de lado até um momento mais oportuno.

boa-compra

Cabe ao consumidor ponderar a hora certa da compra. Foto: iStock, by Getty Images

Gastar com um produto necessário não quer dizer, no entanto, que você está fazendo uma boa compra. Às vezes, o momento não é o mais adequado para se gastar. Por exemplo, com a alta do dólar, comprar em sites internacionais deixou de ser vantajoso.

O que você precisa fazer então é colocar a mão na consciência e perguntar: “Esse é o melhor momento para eu realizar esse gasto?”. A resposta vai depender de alguns parâmetros: o item é de extrema necessidade ou não; você está com as contas em dia e sem dívidas acumuladas ou tem várias parcelas de outras compras ainda a vencer no cartão de crédito etc.

O momento mais oportuno muitas vezes se apresenta diante do comprador. Seja porque o item deixou de ser um supérfluo e virou uma necessidade ou quando você pode encontrá-lo em uma promoção incrível com o preço bem mais em conta, cabe ao consumidor ponderar a hora certa da compra.

Uma pergunta que sempre ajuda em caso de dúvidas é: “E se eu não fizer essa compra agora, o que acontece?”. Mas você precisa ser honesto consigo mesmo.

Boa compra: promoções e formas de pagamento

Realizar uma boa compra também depende de fatores que vão além do preço do produto. Comprar barato em uma grande liquidação, por exemplo, não é sinônimo de um gasto consciente e, muitas vezes, representa apenas um impulso.

Mais do que o preço do produto, o consumidor precisa se perguntar ainda sobre formas de pagamento: “Se você comprar à vista vai ganhar um desconto compensador e não vai comprometer seu orçamento?”; “Se você for comprar a prazo, essa parcela vai caber na sua planilha de gastos sem te deixar apertado financeiramente?”.

Uma última pergunta importante para a realização de uma boa compra é: “Eu pesquisei pelo melhor preço e melhores condições antes de comprar?”. Com as respostas certas na ponta língua, você já pode fazer suas compras.

Cartões de crédito com benefícios

O cartão de crédito pode oferecer muitos benefícios para os usuários. Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica
vale a pena comprar celular muito barato
dicas para comprar uma boa esteira