Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira um check list para adotar antes de encerrar sua conta bancária

A- A+

Abrir conta bancária é um processo que exige a entrega de uma série de documentos e a comprovação de outros muitos dados. Com o encerramento, não é diferente.

Para garantir que você estará livre de qualquer pendência com a instituição financeira e que poderá abrir contas em outros bancos futuramente, é importante dar atenção aos detalhes. Confira a seguir dicas para saber como proceder nesses casos.

seudinheiro-Conta-Bancaria

É preciso tomar cuidado para não ficar em débito com o seu banco. Foto: iStock, Getty Images

Como encerrar a conta bancária

Conforme o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais de 60% da população brasileira possui conta bancária. Essa grande parcela mostra a proximidade que o brasileiro tem com o sistema de funcionamento das instituições financeiras, independente do seu poder aquisitivo.

Ainda assim, existem alguns detalhes e indicadores que passam despercebidos no dia a dia, mas que são fundamentais quando você deseja encerrar uma conta. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a maneira mais segura e eficiente de fechar uma conta bancária é entregando à instituição uma solicitação formal por escrito.

As normas do Banco Central determinam que a agência bancária deve encerrar a conta em um prazo máximo de 30 dias, contando da data de recebimento do requerimento. O IDEC indica que é importante guardar uma cópia autenticada da solicitação, para que sirva como prova de defesa em possíveis casos de cobranças indevidas.

Check list para encerrar conta bancária

Quem determina o que o cliente precisa fazer para encerrar devidamente uma conta bancária, é a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Confira o que indica a entidade:

– Solicitar um extrato completo de todas as movimentações da conta.

– A partir do extrato, verificar se todas as transações solicitadas – cheques e débitos – foram lançadas.

– Devolver ao banco os talonários de cheques e cartões que você utilizava, confirmando o recebimento.

Exigir o protocolo que ateste essas devoluções e o encerramento da conta.

Você também precisa tomar cuidado para não ficar em débito com o banco ou com nenhuma outra instituição ou estabelecimento. Cancele todos os débitos automáticos que tiver programado. Se você não fizer isso, a pessoa – física ou jurídica – para quem você está devendo, não receberá o dinheiro, já que a conta não existe mais, e você pode ficar com o nome sujo junto ao SPC e Serasa.

A Febraban também indica que você mantenha saldo suficiente na conta para o pagamento de dívidas programadas anteriormente. Quando você cancela a sua conta e encerra os débitos automáticos e cartões vinculados a ela, o desligamento só acontece no mês seguinte. Portanto, você ainda precisa honrar os compromissos para o mês corrente.

Você vai se interessar por:

Veja as vantagens de manter aplicações na conta bancária

Saldo devedor e prazos: saiba como fechar conta bancária

Pacote de serviços essenciais é opção para conta bancária sem tarifas

O que esperar do seu banco

Mesmo que você tenha cheques sustados, revogados ou cancelados, o banco é obrigado a encerrar a sua conta. Mas se você tiver qualquer tipo de dívida tarifária com a instituição, ela tem o direito de se negar a realizar o fechamento até que a situação se regularize. É fundamental verificar isso antes de solicitar.

Além disso, não é obrigação do banco encerrar a sua conta se ela estiver inativa. Segundo o IDEC, o banco deve informar ao cliente que as tarifas continuam sendo cobradas, quando a conta completar 90 dias sem movimentação. Ela pode ser encerrada após um período de 6 meses de inatividade, mas não é um dever da instituição. Preste atenção nisso.

 

Gostou das dicas de conta bancária? Deixe seu comentário.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como lidar com a avareza
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho