Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Antes de aumentar limite do cartão de crédito, tome alguns cuidados

A- A+

O cartão de crédito ganha cada vez mais espaço no dia a dia do brasileiro. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) neste ano, 52 milhões de brasileiros o utilizam como forma de pagamento. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de solicitar um aumento no limite do cartão de crédito, mesmo tendo uma boa condição financeira. Confira algumas dicas:.

Cuidados antes de aumentar o limite do cartão de crédito

“O primeiro ponto que deve ser pensado é saber que o limite do cartão de crédito não é renda extra, pelo contrário. As compras realizadas com o cartão comprometem parte do seu salário. Antes de aumentar o limite, é preciso ficar atento ao orçamento mensal e nunca comprometer mais do que 15% da renda com pagamento de dívidas e compras com o cartão”, adverte o educador financeiro do Instituto Alcance Farney Coutinho.

limite-do-cartao-de-credito

Alguns benefícios podem ser adquiridos com o limite do cartão maior. Foto: iStock, by Getty Images

Outra dica importante do educador é ter dois cartões: um com limite mais baixo para gastos mensais essenciais e outro com limite maior para compra de passagens aéreas e demais despesas de maior valor agregado. Por mais que você possua uma situação financeira confortável, evite sair de casa com esse segundo cartão e tenha em mente sempre o valor já comprometido na fatura.

“Procure adquirir o hábito de ir para casa, refletir e avaliar se a compra é realmente necessária ou se é apenas uma vontade passageira de consumo”, aconselha Coutinho.

Os bancos, normalmente, indicam que o limite total de crédito não ultrapasse 70% da sua renda bruta. Por isso, é fundamental manter o controle de suas finanças. Mesmo que você possua uma ótima renda mensal, ter um limite maior que seus rendimentos aumenta muito o risco de perder o controle. Outra boa dica é ter uma reserva para imprevistos.

Benefícios do aumento do limite

“Para quem possui um orçamento equilibrado, o cartão de crédito é uma excelente ferramenta para controle das contas, pois concentra todas as compras em um só meio e no mesmo dia para pagamento”, afirma.

Segundo ele, com o aumento do limite do cartão e comprando mais de maneira equilibrada, você consegue acumular milhas em programas de fidelidade e resgatar produtos e serviços mais adiante. Quem sabe não dê para comprar aquelas tão sonhadas passagens aéreas para a família toda?

Cartões de crédito com benefícios

Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para limite do cartão de crédito? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito