Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Antártida também tem turismo: veja atrações no continente gelado

A- A+

Com o crescimento do segmento de turismo, aumenta também a variedade de destinos e passeios ofertados. Na lista, aparecem até mesmo lugares pouco visitados pelo homem – como a Antártida. Quer conhecer o continente gelado? É bom se preparar para uma jornada de muita aventura.

Ao contrário dos locais turísticos tradicionais, a Antártida é um território pouco tocado pelo homem. Além de ser uma terra gelada – com temperaturas que chegam a 35ºC negativos – o ambiente não é muito acolhedor. Fora a natureza, só o que se vê construído pelo homem são as raras estações militares.

Turista fotografando na Antártida

Fotografar a fauna local é uma das boas opções dos turistas em solo gelado. Fotos: iStock, Getty Images

O que fazer na Antártida

Mesmo com tanto frio, há quem busque aventura em meio à paisagem gelada nos extremos do planeta. As agências que trabalham com esse destino fazem suas expedições de novembro a abril, quando as temperaturas são mais propícias ao corpo humano.

Basicamente, o que se pode fazer em solo gelado é observar a vida local – como as focas, os pinguins e as aves marinhas que se reproduzem em meados de abril. E não custa esclarecer: não há ursos polares na Antártida.

O ambiente extremo também é excelente para os amantes da fotografia. Afinal, rende imagens incríveis. A bordo dos navios quebra-gelo (que viajam cerca de mil quilômetros de distância de Ushuaia, na Argentina), a tripulação já vai dando as dicas para as melhores fotos.

Há até mesmo agências que realizam acampamentos de viajantes em solo gelado. Mas não é possível ficar mais do que uma noite no local, em função das condições climáticas. Ainda assim, para quem está em busca de aventura, vale a pena.

Foca na Antártida

Quanto custa uma viagem à Antártida

Os preços para essa aventura podem variar bastante. Para se ter uma ideia, uma viagem até a Antártida custa a partir de US$ 4 mil. Dependendo do roteiro que se pretende seguir, pode sair até mais caro. Ou seja, na cotação atual do dólar, prepare-se para desembolsar quase R$ 15 mil.

O viajante que investe nesse destino geralmente é um aventureiro nato. Ele não pode ter problemas com lugares inóspitos. Afinal, o frio não é o único entrave por lá. Tudo é difícil, desde o deslocamento até uma boa noite de sono.

No verão, por exemplo, o dia tem quase 24 horas e à meia-noite ainda se pode ver o sol. Além disso, para descer do navio é preciso até usar botas especiais. Afinal, trata-se de uma área de preservação.

Por tudo isso, a Antártida também é um destino bastante cogitado por ambientalistas e estudiosos que se preocupam com o aquecimento global e com as demais condições do planeta.

Fotos na Antártida

O que levar na mala

Além de uma boa câmera fotográfica, é preciso levar roupas que suportem o frio. Dizem que quem conhece o inverno europeu pode suportar facilmente a temperatura no verão, que pode oscilar entre 2ºC e -2ºC. A sensação térmica, entretanto, é menor que isso.

De qualquer forma, as roupas destinadas à prática de esportes na neve parecem bastante adequadas. As botas especiais são, muitas vezes, fornecidas no próprio navio, mas devem ser reservadas com antecedência.

Você vai se interessar por:

Cartão aproxima sua viagem

Para pagar por seus gastos no navio ou até para reservar seu pacote turístico com toda tranquilidade e segurança, nada melhor do que ter em mãos um cartão de crédito com benefícios.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

O que acha da ideia de fazer turismo na Antártida? Compartilhe essas dicas!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito