Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Anotar gastos diários é primeiro passo para cortar excessos

A- A+

O hábito de manter até mesmo os gastos diários anotados favorece o controle das finanças e ajuda você a conhecer melhor os detalhes do seu orçamento. Do contrário, quando essa não é uma realidade, a tendência é que as dívidas fiquem mais próximas.

A importância de calcular os gastos diários

Além do pagamento de contas como água, luz e condomínio, há outros gastos que se somam diariamente às despesas. Podem ser alguns itens de supermercado, a compra de remédios que não estavam previstos ou mesmo um jantar fora de casa.

Em geral, os valores aplicados nessas situações costumam ser pequenos e, justamente por isso, ignorado por muitos. O problema começa quando todos os itens são somados e o total é bem maior que o esperado. Ou melhor, quando não há o controle e você só percebe que usou mais dinheiro do que devia porque o saldo da conta no banco parece pequeno demais.

“O primeiro passo é traçar um orçamento familiar, para diagnosticar sua situação concreta e saber pra onde vai o dinheiro”, aconselha Fábio Almeida, blogueiro do O Pequeno Investidor. Com dados mais precisos em mãos, o próximo passo é organizar as despesas de acordo com a renda disponível. Ou seja, é hora de buscar gastos diários ou mesmo eventuais que possam ser reduzidos ou cortados.

Manter os gastos diários anotados é a melhor forma de manter o seu planejamento financeiro. Foto: iStcok, Getty Images

Manter os gastos diários anotados é a melhor forma de manter o seu planejamento financeiro. Foto: iStcok, Getty Images

Como anotar gastos diários

Mas importante do que o modo que você organiza o seu planejamento financeiro, é ter certeza de que ele vai ser cumprido ao longo dos meses, mesmo quando poupar parece tarefa quase impossível. No fim de contas, opções não faltam para manter todos os números organizados, prontos para consultas.

Hoje em dia, as planilhas têm disputado espaço com sites especializados e aplicativos para smartphones. Essas ferramentas têm conquistado cada vez mais adeptos, porque são práticas e permitem que tudo ser armazenado de modo digital. Mais do que isso, elas costumam fornecer orientações básicas sobre finanças pessoais.  Para Almeida, o ideal é anotar sempre que uma nova despesa aparece e depois comparar os dados, para ter certeza de que a meta está sendo cumprida.

Só no Vivo Seu Dinheiro são cinco modelos diferentes de planilhas para baixar e editar mês após mês. Elas ajudam você a controlar as despesas, fazer um diagnóstico das finanças, traçar um  plano de prioridades e também a monitorar os gastos mensais. É uma forma simples e prática de garantir que sobre mais dinheiro para realizar os seu sonhos e investir.

Conta pré-paga no celular

Outra forma de garantir que você só vai gastar o necessário é com uma conta pré-paga, como é o caso do Vivo Zuum. Ele funciona diretamente do seu celular e só permite consumir o valor que você depositou na conta. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda. É mais praticidade para o seu dia a dia.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre gastos diários? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria