Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aneel dá 9 dicas para poupar energia elétrica em casa

A- A+

Todos os dias, podemos fazer algo para poupar energia – e não são ações mágicas. Ao contrário, atitudes simples incorporadas à rotina levam não somente a pagar menos no valor da conta, como contribuem com a preservação do meio ambiente.

Por que poupar energia? Parece óbvio, mas nem sempre pensamos no que realmente importa quando deixamos determinado um cômodo e não lembramos de apagar a luz.

O mesmo ocorre quando ficamos muito tempo no chuveiro: pode ser extremamente prazeroso e relaxante para o momento, mas o que vem em seguida é dinheiro saindo pelo ralo, com o consumo excessivo de água e energia elétrica.

Com algumas mudanças é possível poupar energia.

Adoção de novos tipos de lâmpadas é benéfica ao bolso e ao meio ambiente . Foto: iStock, Getty Images

Dicas da Aneel para poupar energia em casa

Para ajudar nessa tarefa de conscientização e a poupar energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem divulgado ações e propostas que ajudam a diminuir o consumo em sua casa. Muitas dessas dicas podem ser aplicadas também no ambiente de trabalho. Confira:

  1. Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado e mantenha o filtro do aparelho limpo.
  2. Não deixe a porta da geladeira aberta mais tempo que o necessário e verifique se a borracha de vedaçaõ está em boas condições.
  3. Prefira sempre a iluminação natural, troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e limpe-as regularmente. Lâmpadas sujas iluminam menos.
  4. Ao sair, apague a luz.
  5. Junte roupas para passar de uma só vez.
  6. Use máquinas de lavar louça e roupa apenas quando estiverem cheias.
  7. Coloque o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados.
  8. Pinte o interior da sua casa com cores claras. Elas refletem mais luz e economizam energia elétrica.
  9. Troque seu eletrodoméstico antigo por um novo com selo PROCEL de eficiência energética.

Poupar energia vai além do bolso

Quando nos propomos a poupar energia, o meio ambiente agradece, porque é muito danoso e caro gerá-la da forma como acontece hoje pelas termoelétricas que queimam óleo e carvão, por exemplo. É preciso considerar ainda a emissão de poluentes na atmosfera com o processo.

Além disso, a geração através das hidrelétricas resulta em alagamentos de grandes áreas. São nelas que se formam enormes lagos e se instalam represas com geradores que são movimentados pela liberação da água por meio deles.

Outra alternativa são as usinas nucleares, que, além de perigosas pela natureza de sua operação, com material radioativo, podem gerar acidentes graves quando o material é mal armazenado.

Mas há formas mais limpas de gerar energia. As mais conhecidas são a eólica, dos ventos, e a solar. No entanto, ainda têm um custo alto de instalação e são menos utilizadas que as demais. Por isso, é fundamental poupar energia, especialmente enquanto as fontes renováveis não são a primeira escolha de nossos governantes.

Você vai se interessar por:

Gastos excessivos: consumismo dificulta economia doméstica

Crise hídrica faz redobrar cuidados com encanamentos

Programa de reciclagem de cartões é compromisso ambiental

Assistência para a sua casa

Agora que já sabe como poupar energia, é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos na sua residência. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta serviços emergenciais para sua casa

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
gazebo dobrável
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa