Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Android ou iPhone: pesquisa diz qual sistema apresenta mais falhas

A- A+

A batalha para saber qual é o melhor sistema operacional mobile do mercado, Android ou iPhone, já é tradicional e, geralmente, é baseada nas opiniões dos usuários. Agora, uma pesquisa da companhia Blancco promete dar mais embasamento para essa disputa. O estudo analisa e detalha as falhas apresentadas por cada um deles.

Android ou iPhone

Pesquisa identificou que sistemas operacionais apresentam problemas semelhantes. Foto: iStock, Getty Images

Android ou iPhone: qual falha mais?

A pesquisa The State of Mobile Device Performance and Health analisou os dados de performance e durabilidade dos smartphones no primeiro trimestre de 2016. Desenvolvido pela companhia Blancco, o estudo não pretende definir se você deve escolher entre Android ou iPhone, mas dar um panorama das fragilidades dos aparelhos e seus sistemas operacionais.

Segundo a taxa total de falhas encontradas na pesquisa, 44% dos telefones Android apresentam problemas, contra 25% daqueles que rodam iOS, o sistema operacional do iPhone.

Mas os pesquisadores alertam: isso não é uma afirmação de que, no geral, os telefones da Apple são melhores. Toda taxa final é muito relativa e seu impacto muda conforme o universo avaliado.

No caso de Android ou iPhone, essa taxa tem relação com a variedade e a quantidade de aparelhos com o sistema operacional do Google no mercado. Como os telefones que rodam esse software são mais comuns e produzidos por diversas empresas diferentes, as chances de acontecerem mais problemas aumentam.

Outra questão está relacionada ao fato de que, segundo a pesquisa, os aparelhos com dois chips são mais vulneráveis a falhas. Como a Apple não possui nenhum iPhone com essa funcionalidade, corre menor risco de que algum dos seus telefones sofra com esses defeitos que acometem os dual chip.

Smartphones mais problemáticos

Apesar da pesquisa estar baseada em descobrir a maior quantidade de falhas em Android ou iPhone, a Blancco também analisou quais os dispositivos que apresentaram mais complicações com ambos os sistemas.

No caso do software do Google, a Samsung e o seu Galaxy S6 ficou com a pior análise, que ainda listou Motorola, Lenovo, Asus e LG com falhas.

Já para os aparelhos de iOS, o iPhone 6 foi o que apresentou mais problemas, com uma taxa de falha de 25%. A lista ainda incluiu o 5S, com 17% de taxa, e o 6 Plus, com 14%,.

Câmera, touch da tela, bateria, microfone e dual SIM foram os principais defeitos encontrados em ambos os sistemas.

Para corrigir as falhas

Os aparelhos que foram comprados há menos de 30 dias ou que possuem um prazo de garantia estendida pelo fabricante e apresentarem falhas nesse período devem ser enviados de volta à empresa para correção dos problemas. Além disso, os sistemas de suporte das marcas permanecem disponíveis mesmo após o fim da garantia.

Se você perceber que o problema apresentado por seu celular está ligado a danos em alguma peça ou a algo que possa ser resolvido pela empresa, acione-a.

Em casos de falhas como a baixa durabilidade da bateria, onde o desenvolvimento do aparelho não foi o ideal, a dica é baixar apps de gerenciamento de carga, como o One Touch, para Android, ou o Bateria HD+, no iPhone.

Você vai se interessar por:

Quer trocar de celular?

Se o seu Android ou iPhone vem apresentando desempenho inferior ao desejado, pode ser uma boa hora para trocar de aparelho. Se essa for a ideia, antes de comprar o seu novo celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Este artigo foi útil para você ou o fez lembrar de alguém? Compartilhe!

queda do dólar
vale a pena comprar produtos da apple
LG G5 SE ou iPhone SE
vale a pena comprar celular top de linha
viajar para a China
viajar para a Tailândia