Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Análise de investimentos pode corrigir os rumos da sua aplicação

A- A+

Para ter sucesso no mercado financeiro, não basta apenas avaliar as aplicações com antecedência: é preciso fazer uma análise de investimentos constante. Só assim é possível descobrir se a perspectiva é favorável. Mas prever o futuro nunca é uma tarefa simples. Então, como avaliar se você está no caminho certo?

Prever tendências é desafio para analistas

Edward Claudio Jr., educador financeiro ligado à DSOP, explica que a principal dificuldade encontrada pelos investidores – e também pelos analistas profissionais – é projetar o futuro com precisão. “Muitas são as variáveis que podem influenciar a rentabilidade e o risco dos investimentos”, aponta o especialista.

Exemplo de análise de investimentos

Investidor deve analisar as aplicações de forma constante, para identificar tendências. Foto: iStock, Getty Images

Para exemplificar, ele cita o exemplo da Petrobras, empresa que já esteve entre as dez maiores do mundo, e agora se vê no centro de um escândalo de corrupção“As ações da Petrobras eram vistas com excelentes perspectivas de valorização há seis ou sete anos”, alega Claudio.

Ele lembra que, na época, a empresa estava encontrando vários poços de pré-sal e todos os analistas, praticamente sem exceção, orientavam aos investidores a aquisição de suas ações, pois a previsão era de que haveria uma grande valorizaçãoSó que a realidade se mostrou bastante diferente do que foi projetado.

“Ninguém poderia prever que a empresa seria assolada pela corrupção e que o mercado externo, com o preço do barril do petróleo chegando aos patamares atuais, influenciasse o preço das ações de forma tão negativa”, explica o especialista.

Também é possível citar que o petróleo do pré-sal é mais difícil de ser extraído, o que, aliado ao baixo preço do óleo, minou a rentabilidade do investimento nessa camada.

Como fazer análise de investimentos

A dica de Claudio para quem deseja identificar se as perspectivas são positivas ou negativas é simples: manter-se atualizado a respeito do noticiário nacional e internacional.

Ele sugere acompanhar diariamente portais de notícias de diferentes países, buscar artigos com opiniões de analistas econômicos e não negligenciar os efeitos de decisões políticas para a economia. Essa recomendação vale principalmente para quem pretende investir em ações.

Para investimentos de renda fixa ou em fundos específicos, o especialista dá a dica de analisar a rentabilidade consultando o histórico de investimentos nos últimos meses e anos. Mesmo que isso não garanta o sucesso de aplicações futuras, pode ajudar a demonstrar tendências, além de melhorar a confiança dos investidores.

Mas o que levar em consideração quando há mais de uma alternativa? Entre os principais fatores que você deve analisar para comparar aplicações, é possível destacar:

  • Rentabilidade: taxa de lucro esperada
  • Liquidez: condições para retirar o investimento
  • Risco: possibilidade de o investimento não gerar o retorno esperado
  • Incidência de impostos: porcentagem que o governo recolhe dos investimentos (e do lucro)
  • Taxas de administração: valor cobrado pelos fundos de investimento.

Monitoramento constante é essencial

Claudio alega que um dos principais erros é escolher um investimento em médio e longo prazo e deixar o dinheiro aplicado por anos. “Sem fazer comparações e análises periódicas, o cenário de um ano para outro pode mudar e o investidor deixar de ter uma rentabilidade maior com outros investimentos”, afirma o especialista.

Assim, a dica é permanecer atento e realizar, pelo menos uma vez por ano, uma análise de todos os investimentos disponíveis no mercado. Dessa forma, você compara a rentabilidade e as condições para ter a certeza de que está com a melhor opção para o seu perfil de investidor.

Se você tem dúvidas e não sabe como fazer isso na prática, procure um especialista no setor financeiro, o gerente do seu banco ou uma corretora. Com o assessoramento correto, é possível diminuir os riscos e potencializar os investimentos.

 

Gostou das dicas sobre a análise de investimentos? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira