Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Análise de crédito: descubra o que os bancos avaliam

A- A+

As instituições financeiras costumam ser a primeira alternativa para quem deseja conseguir dinheiro emprestado para quitar uma dívida ou mesmo realizar novas compras. Mas, de acordo com a modalidade escolhida, o empréstimo só ocorre a partir de uma aprovação na análise de crédito. Saber como esse processo funciona pode aumentar as suas chances de sucesso.

Entenda como funciona a análise de crédito

A análise de crédito costuma acontecer quando o cliente vai até o banco e faz a solicitação de um empréstimo pessoal. Nesse caso, são os resultados desse processo que vão definir se o banco vai conceder ou não o dinheiro. Embora não exista um modelo padrão, os itens avaliados costumam ser semelhantes entre uma instituição e outra.

“A avaliação dos bancos é bastante ramificada. Eles analisam desde o histórico do cliente dentro do Sistema Financeiro Nacional (SFN) até endividamento atual, histórico de relacionamento com a própria instituição e, é claro, renda e bens declarados”, explica o economista Thiago Werminghoff, sócio-diretor da B&W Consultoria Econômica e Financeira Ltda.

Ou seja, itens como confiabilidade, condições econômicas e garantias disponíveis vão ser decisivos. A instituição vai avaliar seu comportamento financeiro, verificar se em alguma momento você ficou em débito e, de modo geral, qual é o seu perfil. Ter ou não emprego, sua idade e comprometimento de renda com outras dívidas também vão contar.

Antes de solicitar o empréstimo pessoal, verifique as taxas cobradas pela instituição. Foto: iStock, Getty Images

Antes de solicitar o empréstimo pessoal, verifique as taxas cobradas pela instituição. Foto: iStock, Getty Images

Análise de crédito: quando pedir empréstimo pessoal

Em geral, o empréstimo pessoal é utilizado para fins como a compra de um carro novo ou o custeio de uma viagem. Mas nem só a análise de crédito deve prender a sua atenção. Antes ainda, é preciso ter certeza de que pedir o dinheiro emprestado é uma alternativa válida, que não vai comprometer sua renda.

Lembre-se sempre de que um empréstimo é também um dívida, e implica no pagamento de juros. Por isso, é importante pesquisar as taxas aplicadas em diferentes bancos e modalidades. O crédito consignado, por exemplo, costuma ser mais barato. Tudo depende, é claro, de avaliar a sua situação específica e analisar o seu planejamento financeiro.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das informações sobre o funcionamento da análise de crédito? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
não consigo pegar empréstimo
não consigo pagar o aluguel