Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Amazônia é destino surpreendente do turismo nacional

A- A+

A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo e é também um destino turístico cada vez mais procurado. Entre diferentes cidades e atrações, é a diversidade que chama a atenção e garante uma experiência única aos visitantes.

Mas a riqueza ecológica não atrai apenas os brasileiros. De acordo com dados divulgados no mês passado pelo Ministério do Turismo, mais de 50 mil estrangeiros entraram no Brasil pelo Amazonas apenas em 2014. Se você também deseja viajar para a região nas próximas férias, a dica é se preparar com antecedência, pois opções não faltam.

O que fazer na Amazônia

Atualmente é utilizado o conceito de Amazônia Legal como forma de definir e planejar o desenvolvimento dos estados que compõem a região. Mas quando o assunto são as atrações turísticas, é o estado do Amazonas que mais costuma atrair os turistas.

Em Manaus, por exemplo, é possível ter acesso ao tradicional passeio de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões. Em uma extensão de seis quilômetros, eles correm lado a lado sem que as águas – uma barrenta e outra escura – se misturem.

Outra atração para não deixar de fora da sua lista é o Teatro Amazonas, referência nacional na área. Inaugurado em  1896, ele é palco de óperas, pelas teatrais, apresentações de cantores líricos e populares e mesmo de festivais. A sua riqueza de detalhes é o que mais chama a atenção.

Outra opção é visitar o Museu da Amazônia (Musa), localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Em 2014, o museu inaugurou uma torre de observação com três plataformas, pela qual é possível apreciar uma vista belíssima da floresta e de parte da cidade.

Fora do ambiente urbano, é o ecoturismo que ganha destaque. Uma opção para ficar mais próximo da natureza é recorrer aos hotéis localizados no meio da selva. Desde os mais simples até os luxuosos, eles facilitam os passeios pelas florestas alagadas em que os igapós são as trilhas.

Mas se engana quem pensa que os pontos turísticos se restringem apenas a Manaus. Não muito longe, é possível acompanhar o Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais encontradas na América Latina, em que o Boi Caprichoso e o Boi Garantido competem.

Com mais de cem quedas d’água, o município de Presidente Figueiredo também é opção. Rica em turismo ecológico, a cidade oferece cachoeiras, cavernas e trilhas na mata. Para os amantes da pesca esportiva, há ainda Barcelos, conhecida pela maior concentração de tucunarés da Amazônia.

O Teatro Amazonas é um dos principais pontos turísticos de Manaus. Foto: Shutterstock

O Teatro Amazonas é um dos principais pontos turísticos de Manaus. Foto: Shutterstock

Preços para visitar a Amazônia

Assim como para viajar de avião para qualquer outro lugar, a primeira dica é comprar as passagens com antecedência. No Vivo Compras, os bilhetes de ida e volta para Manaus (com saída de São Paulo-SP) podem ser comprados por R$ 582,86 para o mês de janeiro. Ao deixar para a última hora, o valor mais do que dobra.

Quando o assunto é a hospedagem, o primeiro passo é definir se você prefere ficar no centro da cidade ou nos hotéis na mata. O ideal é dividir o seu tempo entre os dois e aproveitar melhor as atrações turísticas que a região oferece. Para quatro noites, os preços iniciam em R$ 726,76 por pessoa.

Os barcos são o principal meio de transporte da região e também uma atração imperdível. Foto: Shutterstock

Os barcos são o principal meio de transporte da região e também uma atração imperdível. Foto: Shutterstock

Gostou das dicas para visitar a Amazônia? Compartilhe!

queda do dólar
viagens econômicas pelo Brasil
como economizar na limpeza
preço do dólar turismo
melhores destinos no sul do brasil
Volta ao mundo de trem