Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Alcançar objetivos de vida depende de economia e planejamento financeiro

A- A+

Se você é jovem, é natural que tenha preocupações com seu futuro. Ter uma carreira de sucesso, ingressar no Ensino Superior ou mesmo estudar no exterior são algumas delas. Mas você sabe o que precisa para alcançar objetivos sem comprometer as finanças?

Planejar para alcançar objetivos

De acordo com pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada no início de 2015, viajar, comprar um carro e fazer uma cirurgia plástica são os principais sonhos de consumo do brasileiro.

Mas o estudo revela que, embora a maioria dos entrevistados entenda a importância do planejamento, 74% não têm uma reserva financeira para alcançar objetivos.

Sem o dinheiro necessário, o resultado é o distanciamento dos sonhos, que acabam ficando para depois. Para Altemir Farinhas, palestrante especialista em finanças pessoais, o segredo passa justamente por não adiar a economia para o próximo mês.

É possível alcançar objetivos sem comprometer as finanças.

Foco e disciplina financeira são os melhores atalhos para concretizar sonhos. Foto: iStock, Getty Images

O que você pode fazer para alcançar objetivos

Você deseja fazer um intercâmbio no ano seguinte e sabe que precisa poupar dinheiro. Mas mês após mês, novas contas e desejos de compra se somam ao orçamento e, na hora de separar o dinheiro, a economia é bem menor do que a desejada.

A descrição parece familiar? A atitude é comum e o desafio é encontrar uma estratégia que se encaixe na sua realidade.

O primeiro passo é definir qual é o valor a ser economizado e em quanto tempo ele precisa estar disponível. Com uma meta específica, fica mais fácil se manter motivado para poupar no dia a dia – e não cair no erro de gastar o dinheiro de outra maneira.

No início, a maior dificuldade é identificar quais cortes podem ser feitos e o impacto que eles podem gerar. Para facilitar, a dica é recorrer a planilhas de gastos, em que é possível anotar o destino do seu dinheiro e avaliar quais áreas permitem reduções.

Com uma análise detalhada, é bem possível que você perceba que os itens supérfluos – mesmo os mais baratos – rendam um consumo maior do que o imaginado. Na conta, não deixe de fora mesmo as despesas mais simples, como a compra do lanche da tarde ou de um cafezinho.

Não apenas poupe, mas invista

Além de poupar, outra opção para reunir a quantia necessária é investir o seu dinheiro, lembra Farinhas, em uma espécie de poupança forçada. Aqui, mais uma vez, as suas metas vão ser fundamentais. Afinal de contas, objetivos diferentes exigem ações distintas.

“Um sonho pode ser de curto prazo e, por isso, a aplicação pode ser mais simples, pois logo vai sacar o dinheiro. Outro sonho pode ser de longo prazo, vai demandar mais tempo e, por isso, a aplicação deve ser diferente”, pontua.

O importante é fazer um acompanhamento constante da aplicação e analisar a evolução do retorno oferecido. Assim, caso alguma variação ocorra no meio do caminho, é possível adaptar o investimento para alcançar objetivos propostos para ele.

Você vai se interessar por:

Definir um projeto de vida ajuda a fazer a escolha certa

Pesquisa entre jovens desvenda o sonho do brasileiro

Descubra como traçar metas para subir na vida

Economize sempre

Quer uma alternativa para não gastar mais dinheiro do que você deveria e economizar? Conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, já definiu a sua estratégia para alcançar objetivos? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
metas de curto médio e longo prazo
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria