Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Alcançar a liberdade financeira exige planejamento e dedicação

A- A+

Se, por um lado, conquistar a liberdade financeira é sonho comum entre os jovens, por outro, a independência dos pais pode não ser tão simples quanto se costuma imaginar. Acompanhada de responsabilidades – e, claro, das contas -, representa um desafio e tanto.

Afinal, ganhar o seu próprio dinheiro não significa, necessariamente, ter uma renda suficiente para manter o padrão de vida que você sempre sonhou. São dois estágios diferentes, que costumam estar distantes um do outro.

Liberdade financeira

Ter metas e organizar orçamento auxiliam na busca da tranquilidade financeira. Foto: iStock, Getty Images

Liberdade financeira começa no controle dos gastos

Para quem nunca teve muita proximidade com as finanças, pode ser difícil saber por onde começar a organização do orçamento e, principalmente, colocar tudo em prática.

Antes de se desesperar, a dica é tomar um cuidado simples, mas nem sempre lembrado: faça as contas e identifique qual é a sua renda disponível. Ou seja, quanto dinheiro você tem para gastar em cada mês, considerando todas as contas e taxas fixas que não podem ser deixadas de lado.

Depois, é só seguir os três passos indicados pelo educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira familiar:

Use a boa e velha planilha

Conquistar a liberdade financeira é possível, mas é preciso de dedicação e tempo para colocar os planos no papel e organizar os gastos. Quando tudo está anotado, fica mais fácil ter uma visão ampla do seu orçamento. Se preferir, use planilhas disponíveis gratuitamente na internet.

Identifique possíveis reduções

Agora que já sabe quanto dinheiro tem para gastar e como ele tem sido aplicado, é hora de fazer as adequações necessárias. É preciso se perguntar o que é essencial e o que pode ficar de fora, nem que seja de vez em quando. Você não precisa cortar todos os almoços fora de casa, por exemplo, mas é importante tentar diminuir o número de vezes

Defina metas

Você pode até saber que deseja conquistar a independência financeira, mas o que isso significa? Pense nos seus objetivos e coloque a sua realização em primeiro plano. Ao estabelecer metas, fica mais fácil se manter motivado para poupar.

Você vai se interessar por:

Passo a passo: Conquiste a independência financeira

4 filmes para aprender sobre investimentos e o mercado financeiro

Especialista recomenda 5 bons livros sobre finanças pessoais

Investimentos são atalho para liberdade financeira

Pode demorar algum tempo, mas adotando a educação financeira, o resultado é o equilíbrio das contas. Como consequência, sobra mais dinheiro para você realizar os seus sonhos.

Mas, enquanto não chega a hora, uma alternativa para aumentar a quantia disponível é investir. Não precisa comprar ações ou aplicar todo o seu dinheiro. O objetivo é conseguir retorno, mas sem exposição ao risco.

Além da tradicional caderneta de poupança, com rentabilidade baixa, é possível recorrer a alternativas como o Tesouro Direto e o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Simples, eles podem oferecer bons retornos em momentos de inflação em alta, como acontece agora.

Basta analisar as suas estratégias e a proposta de cada modalidade. Em alguns casos, por exemplo, o retorno só vale a pena quando pensado em longo prazo, dentro de alguns anos. Tudo depende de elaborar um plano específico para você.

 

Gostou das dicas para alcançar a sua liberdade financeira? Compartilhe!

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
juros cobrados no cartão de crédito