Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Albergue é alternativa barata de hospedagem no Brasil

A- A+

Também conhecido como “hostel“, o albergue é uma alternativa para quem deseja viajar com economia e ainda ficar próximo da cultura local. Opção mais comum entre os jovens, essa também pode ser uma experiência interessante para passar as férias com a família e aproveitar.

4 vantagens de se hospedar em um albergue

No Brasil, a cultura de hospedagem em albergues ainda não é tão comum como na Europa, por exemplo. Mas Luísa Ferreira, autora do blog Janelas Abertas, afirma que é possível encontrar boas opções, em especial nas cidades maiores e mais procuradas pelos turistas.

Justamente pela falta de contato dos brasileiros com o sistema dos hostels, existe certo receio na hora de fazer a escolha. Para garantir uma experiência positiva, a principal dica é buscar os comentários e resenhas de outras pessoas que já se hospedaram no local e pesquisar com cuidado as características.

Se você ainda não está convencido, confira quatro vantagens que Luísa destaca nos albergues:

Economia

A hospedagem é um dos itens que mais pesam no orçamento de uma viagem e esse é um dos principais atrativos que o alguergue pode oferecer. Durante a viagem, é bem possível que você passe o dia inteiro – e até mesmo parte da noite – conhecendo os pontos turísticos.

Por isso, vale a pena considerar a necessidade de opções que oferecem mais requinte, piscinas e academias. Embora o mais comum sejam as acomodações coletivas, também é possível alugar quartos privativos, que ainda assim costumam ser mais baratos.

Socialização

Essa não é uma regra, mas se você buscar as opções certas, é bem possível que encontre um ambiente que estimula a interação entre os hóspedes. Fazer novos amigos para aproveitar os passeios ou até mesmo as opções gastronômicas pode tornar a sua viagem uma experiência ainda melhor.

Os albergues costumam oferecer quartos coletivos e individuais, de acordo com as suas preferências. Foto: iStock, Getty Images

Os albergues costumam oferecer quartos coletivos e individuais, de acordo com as suas preferências. Foto: iStock, Getty Images

Atividades adicionais

Além da interação natural nos corredores e cozinhas, muitos albergues oferecem espaços específicos de socialização, como bares ou até discotecas, e atividades adicionais que podem ser interessantes – algumas gratuitas, outras não. Noites de jogos e de pizza grátis são algumas das opções mais comuns.

Dicas de roteiros

Normalmente, quem trabalha em albergue é jovem, adora viajar e interagir com turistas de outros locais. Como essas pessoas costumam conhecer a cidade em detalhes, você conta com uma equipe simpática e bem informada para ter acesso às melhores dicas de programações, roteiros e restaurantes para visitar.

Gostou das dicas sobre albergue? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia