Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ajustes no roteador sem fio deixam internet mais rápida e segura

A- A+

Se você acessa internet via wi-fi, tem no roteador sem fio a peça-chave para o funcionamento do sistema. É esse equipamento que permite distribuir o sinal que vem da sua operadora para todos os seus dispositivos, como notebook, tablet ou smartphone.

Para que tudo funcione de forma perfeita, com rapidez, estabilidade e também segurança, evitando que um hacker consiga invadir a rede e roubar informações, é importante saber como instalar e utilizar o aparelho. Com algumas dicas básicas, você torna a sua conexão mais rápida e segura.

Testando conexão com roteador sem fio

Com algumas medidas, é possível melhorar ainda mais o desempenho da conexão. Foto: iStock, Getty Images

Melhore o funcionamento do roteador sem fio

Onde colocar o roteador

Uma dica básica, mas que pode fazer diferença na qualidade do sinal wireless, é o posicionamento do roteador sem fio. É indicado colocar o aparelho numa região central da casa e, de preferência, em um local elevado. Paredes, portas fechadas e outros obstáculos podem atrapalhar o nível de sinal da rede.

Defina uma senha

Para garantir mais proteção contra invasores, é indicado também sempre estabelecer senhas seguras para permitir acesso à conexão à rede. Isso também ajuda a evitar que a conexão fique congestionada e, consequentemente, mais lenta.

Mude o canal

Um roteador sem fio funciona através de faixas de frequência, chamadas também de canais. Em alguns casos, o aparelho pode estar trabalhando em um canal muito congestionado, que acaba sofrendo interferências de roteadores próximos e até mesmo de outros aparelhos, como telefones sem fio.

Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é mudar o canal do roteador, deixando a conexão à internet mais rápida e também mais estável, sem quedas constantes.

Priorize programas

Outras configurações que podem ser modificadas são as chamadas de Quality of Service (QoS) ou Wi-Fi Multimedia (WMM), presentes principalmente nos modelos mais recentes. Essas funções permitem que o usuário defina quais dispositivos ou programas terão prioridade na conexão, tornando mais rápido o acesso aos que precisam de mais banda, por exemplo.

Escolha a velocidade mais alta

A rede wi-fi também é dividida em vários padrões. O 802.11b é o mais lento, enquanto o 802.11ac é o mais rápido. Se o roteador sem fio trabalha num padrão mais lento, como o “g” ou “n”, vale tentar trocar outro mais rápido. Mas é preciso verificar se todos os aparelhos suportam tal padrão, ou ele não será mais capaz de se conectar à internet.

Como escolher um roteador sem fio

Na hora de comprar um roteador sem fio é preciso levar em consideração aspectos importantes, como intensidade do sinal e padrão, por exemplo.

Os padrões utilizados pelos aparelhos costumam variar entre 2.4 Ghz e 5 Ghz. Os mais comuns são IEEE 802.11 b ou g. O padrão 802.11 b oferece velocidade de até 11Mbps, enquanto o padrão 802.11g pode chegar até 54Mbps. Para quem deseja velocidades superiores, o padrão “N” pode oferecer até 450 Mbps.

Para uso doméstico, um roteador no padrão “b/g” costuma ser suficiente, principalmente se a casa for pequena. Para quem quer mais velocidade e tem um espaço maior, também é possível encontrar roteadores no padrão “N” com preços acessíveis e boa relação custo-benefício.

Você vai se interessar por:

Encontre seu roteador no Vivo Compras

Antes de comprar o seu roteador sem fio, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para roteadores

Gostou das dicas para melhorar sua conexão à internet? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple