Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Airbnb e sites de aluguel de apartamentos podem baratear hospedagem

A- A+

Há pessoas que amam viajar mas preferem passar longe da impessoalidade e falta de privacidade dos hotéis, preferindo alugar um apartamento diretamente com o proprietário e viver como se fosse natural da cidade visitada. Talvez seja esse o motivo de sucesso do Airbnb e outros sites que são uma rede social que conecta inquilinos e anfitriões, sem intermediários.

O nome “bnb” surgiu da expressão “bed and breakfast”, que significa “cama e café da manhã”. O nome tem origem no hábito irlandês de hospedar visitantes em casa, com um farto café da manhã, todos os dias, incluso na diária.

airbnb

Espaço passa longe da impessoalidade e falta de privacidade dos hotéis. Foto: iStock, by Getty Images

Como acessar o Airbnb?

Para conseguir fazer qualquer transação por meio desse tipo de serviço, é preciso antes criar um perfil, a exemplo de outras redes sociais. As informações do usuário devem ser colocadas em inglês, para facilitar as negociações.

Um dado interessante é que cada usuário vai construindo sua reputação na rede social. Após a estada, tanto o locatário quanto o inquilino podem fazer comentários, elogios ou reclamações a respeito da transação. Essas opinião sempre será avaliada por outros futuros parceiros de negócios, o que dá mais credibilidade.

Como funciona o pagamento?

Embora sejam apresentados como um serviço comunitário para conectar a oferta e demanda do mercado de locações, tratam-se de uma espécie de imobiliária virtual, e o serviço é comissionado, mesmo que a negociação seja diretamente com o proprietário. A vantagem é a oferta grande e a diversidade de valores.

O pagamento, porém, é feito de forma segura. Você pode optar entre abrir uma conta no PayPal ou habilitar seu cartão de crédito internacional. Depois de escolhida a acomodação, você debita o total da estada, já com a taxa de limpeza e a comissão do site que oferece o serviço. O valor, no entanto, só é repassado ao locatário após 24 horas da instalação do hóspede.

Ambientes com a cara do dono

Uma característica que o viajante precisa saber antes de alugar um apartamento é que a aparência da hospedagem, geralmente, foge da decoração minimalista dos hotéis. Como muitos anfitriões alugam o próprio imóvel onde moram, é comum encontrar um apartamento cheio de objetos pessoais espalhados.

Por outro lado, o sistema de pagamento é seguro e é difícil encontrar reclamações de usuários. Os viajantes experientes, inclusive, argumentam que o risco maior é sempre de quem oferece a moradia.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Volta ao mundo de trem
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Em roteiro de viagem de volta ao mundo
Casal em lua de mel barata no exterior
O tango, ícone da música local, pode ser conferido em casas de shows e mesmo nas ruas. Foto: iStock, Getty Images