Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Consumidor deve avaliar necessidades antes de comprar netbook

A- A+

Em 2013, um estudo da consultoria IHS iSupply previu que em 2015 os netbooks iriam desaparecer do mercado. Alternativa intermediária entre os notebooks e os smartphones – tanto em tamanho de tela quanto em recursos disponíveis –, o aparelho sofria já na época uma grande pressão a partir da popularização dos tablets. Com telas de tamanhos semelhantes, os tablets passaram a competir em preço com os ultraportáteis, oferecendo as mesmas facilidades para quem busca uma portabilidade confortável, com menos peso e tamanho que os notebooks, mas, ainda assim, com telas maiores do que as dos smartphones – o que os torna atrativos especialmente para quem usa o equipamento para a leitura.

comprar-netbook

Por ser pequeno e fácil de guardar, o netbook chama menos atenção e dá mais segurança. Foto: iStock, by Getty Images

Passados dois anos, a profecia da IHS iSupply não se concretizou. Na prática, os netbooks seguem ocupando uma fatia do mercado, disputando espaço com notebooks, tablets, ultrabooks e smartphones. E, na hora de escolher o produto que mais combina com as suas necessidades e condições financeiras, o consumidor precisa fazer uma análise comparativa entre os modelos de eletrônicos. Ainda vale a pena comprar netbook?

A segurança e a praticidade compensam

Graças ao tamanho compacto, os netbooks atraem a simpatia de quem precisa estar conectado à internet sem que, para isso, precise carregar uma peça de dois e três quilos na bolsa ou na maleta, o que acontece com notebooks ou ultrabooks – os ultraportáteis pesam, no máximo, um quilo. Ao mesmo tempo, os smartphones – embora ainda mais leves e confortáveis de se carregar – não oferecem as facilidades e o conforto operacional do teclado e da tela maior dos netbooks.

Outra vantagem de comprar netbook em relação principalmente ao notebook e ao ultrabook refere-se à segurança. Pesquisas indicam que, a cada 53 segundos, um laptop é roubado em todo o planeta. Por ser pequeno e fácil de guardar, é bem mais fácil fazer um netbook passar despercebido na rua – seja armazenado na bolsa, em uma maleta, em uma mochila ou em outro tipo de porta-volumes – do que os concorrentes, mais volumosos e com um formato inconfundível, capaz de atrair um assaltante do outro lado da rua. Neste caso, a discrição vale muito.

No fim das contas, o preço deve ser considerado

Em termos de possibilidades de conexão com a internet, os netbooks contam com recursos semelhantes aos notebooks e ultrabooks. Maior parte dos modelos dispõe de Wi-Fi, bluetooth, 3G e a tradicional placa de rede. As desvantagens de comprar netbook estão em itens como entradas USB (geralmente, em menor número do que os concorrentes), na falta de leitores de CDs e DVDs (em razão do tamanho menor, os ultraportáteis não contam com essa opção), na capacidade de armazenamento do disco rígido (nos netbooks, o espaço pode chegar a 160 GB, enquanto nos rivais geralmente o espaço é muito maior) e no menor tamanho de tela e de teclado.

Apesar disso, os netbooks têm ainda um grande trunfo, geralmente determinante na decisão de compra: via de regra, eles são mais baratos do que os concorrentes. Por tudo isso, só o consumidor é que pode, na hora de decidir, qual o equipamento mais adequado às suas expectativas.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para comprar netbook? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular