Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ainda não tem um plano financeiro? Veja razões para começar

A- A+

Mesmo para pessoas controladas na hora de comprar, organização é fundamental. Há muitos casos de pessoas com salário razoável, que não se consideram consumistas, mas simplesmente não sabem onde vai parar seu dinheiro, pois não sobra nada no final do mês. Se esse é o seu caso, o plano financeiro é o melhor remédio.

Quais as vantagens do plano financeiro?

Ao contrário da ideia de restrição, que povoa o imaginário dos consumistas de plantão, o plano financeiro é uma excelente ferramenta para que você consiga ter ainda mais dinheiro. Criar um quadro visual de gastos é o primeiro passo para você se organizar e começar a poupar dinheiro para realizar seus sonhos.

Você vai se interessar por:
Descubra como traçar metas para subir na vida
Confira 4 dicas para ter uma aposentadoria tranquila
Planilhas ajudam no controle financeiro pessoal; faça o download

Além de fazer um verdadeiro check up das suas finanças a cada mês, saber quanto gasta ajuda a perceber gastos desnecessários que podem ser cortados. Assim, você terá uma gordurinha para queimar ao final de cada mês, ou para poupar.

seudinheiro-Plano-financeiro

Organização é o primeiro passo para economizar. Foto: iStock, by Getty Images

A visualização dos seus gastos tem também um potencial muito grande de ajudá-lo a evitar as compras por impulso. A falsa sensação de ter um poder aquisitivo maior, ou de comprar e ver como paga depois tende a sumir quando você vê claramente suas despesas.

Método para criar um plano financeiro

Está com dificuldade de sair da zona de conforto e iniciar as primeiras anotações do seu plano financeiro? O educador financeiro Emerson Fabris criou um método chamado POUCA.

O nome é, na realidade, uma sigla com as iniciais dos passos que se deve seguir. Conheça as cinco etapas. “Tenho utilizado esse método em diversas consultorias, com excelentes resultados”, revela.

1 – Planejamento

Transforme pensamentos e vontades em ações para atingir os objetivos de qualidade de vida, no presente e na aposentadoria.

2 – Organização

Gerencie o tempo e as metas para saúde, espiritualidade, família, profissão, cultura e educação.

3 – União

Mantenha espírito de equipe no convívio social, familiar e profissional. Isso ajuda a minimizar os conflitos, reduzir o estresse e facilitar o alcance dos objetivos.

4 – Controle

Gerencie o salário com responsabilidade e forme uma poupança previdenciária para viver com qualidade, investir no Plano B e prosperar.

5 – Atitude

Depende só de você! Mude, crie uma nova visão de futuro e seja feliz!

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas de plano financeiro? Deixe seu comentário.

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado