Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Agosto é mês para celebrar a cultura nordestina no país

A- A+

A riqueza da cultura nordestina dispensa maiores apresentações. A música carregada de violas e sanfonas, a literatura de cordel, as danças, as festas juninas, a religiosidade e a gastronomia, que está entre as mais apreciadas do país, falam por si.

Mesmo tendo seu auge em junho, quando são realizadas as festas que recebem visitantes de todo o Brasil, a cultura nordestina também é celebrada em agosto e não apenas na região, como em diversos pontos do país.

Os eventos são realizados em homenagem à morte do músico Luiz Gonzaga, ocorrida em 1989. Ele foi um dos maiores expoentes das tradições do Nordeste, abrindo caminho para muitos outros.

Cultura nordestina em São Paulo

Música é uma dos principais destaques da cultura nordestina. Foto: Vitoriano Junior, Shutterstock.com

Cultura nordestina em alta no mês de agosto

Feira Nordestina do Livro

A Fenelivro terá sua primeira edição de 25 de agosto a 8 de setembro deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Refice (PE). A feira, que deverá ser anual, nasce com o objetivo de transformar a capital pernambucana na meca da literatura no Brasil. Por conta disso, o tema “Regionalismo nordestino na cultura” será permanente.

Festa Nordestina

A cidade de Salto (SP) também recebe a Festa Nordestina. O evento, realizado pela Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo, segue até 9 de agosto, sendo realizado no Pavilhão das Artes e terá diversos shows entre as suas atrações.

Você vai se interessar por:

Férias no Nordeste: veja as melhores datas para viajar

Resorts são alternativa para curtir as férias no Nordeste

Confira dicas para curtir as melhores ilhas do Brasil

Violas nordestinas

Até mesmo no Mato Grosso a cultura nordestina será celebrada no mês de agosto. A programação do Sesc Ponta Grossa para o dia 10 destaca a viola, que é um expoente da cultura nordestina. Uma síntese da importância desse instrumento será apresentada por violeiros, violonistas, compositores e pesquisadores.

Em agosto o Brasil todo celebra a cultura nordestina.

Com seu carisma, povo nordestino conquista admiradores em todo o Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Festival cultural

Em comemoração ao mês de sua emancipação, o município de Lucas do Rio Verde (MT) irá homenagear diversas culturas, entre elas a cultura nordestina. Até 9 de agosto, a cidade realiza a Arena Cultural, uma grande festa popular que contará com uma série de shows, trazendo artistas de diferentes regiões do país.

Maior São João do Cerrado

Brasília, a capital nacional, também presta suas homenagens ao nordeste realizando o maior São João do Cerrado, no Forrobódromo. O evento ocorre na cidade satélite de Ceilândia – considerada a mais nordestina de Brasília – de 28 a 30 de agosto. Serão mais de 100 atrações gratuitas em um espaço de 60 mil metros quadrados, com direito à culinária típica das festas juninas.

 

Este artigo sobre cultura nordestina lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple