Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Adote posturas profissionais saudáveis e descubra como ser promovido

A- A+

Se você possui metas para a carreira profissional, é natural que crescer dentro da atual empresa seja uma delas. Mas não basta apenas desejar, é importante entender como ser promovido. Você pode se surpreender, mas o seu comportamento no trabalho pode abreviar esse sonho – ou adiá-lo ainda mais.

Descobrir como ser promovido é uma curiosidade comum, independentemente da área de atuação de cada um. Naturalmente, não existe uma receita pronta para atingir esse objetivo, mas algumas atitudes podem fazer com que um colaborador ganhe mais destaque que os outros.

Jovem descobre como ser promovido

Postura no ambiente de trabalho é decisiva para êxito ou insucesso profissional. Foto: iStock, Getty Images

Como ser promovido com novas atitudes

Algumas atitudes parecem óbvias para uns, mas para outros nem tanto. Por isso, a coach Luciana Thomé listou algumas características básicas de quem já descobriu como ser promovido no trabalho.

Apostar na paixão

Sabe aquela velha história de gostar muito do que se faz? É sobre isso que estamos falando. “Para ter esse combustível, é preciso um pouco de autoconhecimento. Apostar no que se gosta, mesmo sem a aprovação de outras pessoas”, garante Luciana.

Investir nos resultados

Algumas pessoas não são exatamente apaixonadas pelo trabalho, mas pelo resultado dele. “Nesse caso, é a paixão pela meta, seja ela pessoal ou da empresa. Em ambos os casos, essa paixão vale muito”, sustenta.

Capacidade de aprender sempre

Tudo o que acontece pode nos ensinar algo na escala evolutiva da carreira e, para isso, a qualidade do olhar e da nossa escuta são fundamentais. Isso ajuda a ter maturidade nas relações, a valorizar o outro e a qualificar as pessoas, pois sempre há o que aprender.

Não ao julgamento, sim à reflexão

Refletir e analisar é diferente de julgar. Quem julga fecha a porta – inclusive do aprendizado. Por outro lado, quando se espera um tempo para refletir e analisar, se aprende.

Ter humildade

Vivemos a era das redes sociais, dos relacionamentos, do engajamento às marcas, e cada um de nós é (e deveria se pensar como) uma marca. Algo com conteúdo, com diferencial, com valores. Trata-se da marca pessoal, que precisa ser mais humanizada.

Isso significa não ter preguiça ou medo de compartilhar, de ajudar, de colaborar, de cooperar. Também é importante assumir méritos, sem falsa modéstia, assim como reconhecer os erros e pedir desculpas. Os contatos jamais devem ser desprezados, pois podem abrir muitas portas.

Demonstrar empreendedorismo

Mesmo quem não pretende ser empresário deve saber pensar como um empreendedor. Isso é fundamental para o sucesso na carreira e na vida. O pensamento empreendedor é um exercício importante para quem quer saber como ser promovido e ter uma trajetória profissional de sucesso.

Você vai se interessar por:

Trabalho sem carteira assinada não deixa empregado desamparado

Teste: Você procura a recolocação no mercado de trabalho do jeito certo?

Trabalho freelancer pode garantir importante renda extra

Organize suas finanças

Cuidar da carreira é importante mas, para atingirmos nossos objetivos financeiros, também é fundamental estar atento ao orçamento doméstico. E para controlar as contas do lar, é importante ouvir quem sabe.

Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Você tem uma boa dica para quem quer saber como ser promovido? Comente!

Como ter uma boa qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho
Benefícios que o desempregado tem direito
Nome sujo impede contratação
Avaliando a antecipação do 13º salário nas férias
Despertador aborda a diferença salarial entre gêneros