Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Adoção de bandeiras na tarifa de energia pode estimular economia

A- A+

Você já deve ter notado que a sua conta de luz está chegando de forma um pouco diferente. Em todo o Brasil, a tarifa de energia vem representada pelas chamadas bandeiras tarifárias, identificadas por três cores diferentes, impressas na fatura que você recebe todo mês.

Para saber se o valor pago sofrerá alguma mudança, é preciso observar a cobrança vigente no demonstrativo, como informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida entrou em vigor em janeiro, mas foi aprovada há dois anos. A ideia é que a informação fique mais transparente.

De acordo com a Aneel, as bandeiras tarifárias representam o custo real da produção de energia no país. O valor estipulado é o mesmo para todos os consumidores, independentemente do estado ou região em que vivem.

Desligue a luz para reduzir tarifa de energia

Conhecer bandeiras tarifárias é importante para pagar menos na conta de luz. Foto: iStock, Getty Images

Tarifa de energia aumenta com geração maior

O consumidor pode controlar melhor seus gastos de energia e adotar medidas para economizar ao entender que, se há acionamento das usinas termelétricas com o objetivo de suprir a produção, o custo de energia se eleva.

É importante que se entenda a diferença entre as bandeiras tarifárias e as tarifas propriamente ditas.

As tarifas correspondem à maior parte da conta de luz dos consumidores e dão cobertura para os custos envolvidos na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, além dos encargos setoriais.

Já as bandeiras tarifárias, por sua vez, refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Dependendo das usinas utilizadas para esse fim, os custos podem ser maiores ou menores. Antes das bandeiras, essas variações só eram repassadas no reajuste posterior, um ano depois.

O que muda na tarifa de energia com as bandeiras

Acompanhe abaixo o que significa cada bandeira. Use essas informações para controlar os gastos tanto em casa quanto em seu local de trabalho.

Bandeira verde

Ela indica condições favoráveis de geração de energia. Com isso, o valor da sua tarifa manterá a média que você está acostumado a pagar. A dica da Aneel é continuar praticando o consumo consciente.

Bandeira amarela

Sinal de alerta: a bandeira amarela indica condições de produção de energia um pouco mais caras, o que se refletirá no valor da sua conta de luz. Esse nível exige atenção, pois um consumo maior resultará em uma tarifa mais cara. A dica da Aneel é combater o desperdício de energia.

Bandeira vermelha

O aumento na conta está confirmado: com a bandeira vermelha, a geração de energia ficou mais cara. É preciso redobrar os esforços para economizar no consumo.

Você vai se interessar por:

Aneel dá 9 dicas para poupar energia elétrica em casa

Energia renovável é aposta ambiental e também econômica

Aparelho para economizar energia é confiável?

Aneel elabora cartilha

Para ajudar o consumidor a economizar na tarifa de energia elétrica, a Aneel elaborou um cartilha de consumo consciente. Entre outras dicas, o documento esclarece que a bandeira não é mais um custo incluído na conta de luz e sim um instrumento de controle de gastos.

Como as bandeiras tarifárias sinalizam o aumento na geração de energia, o consumidor precisa ficar atento porque esse custo vai ser repassado na sua conta. Assim, está mais do que hora de economizar com as despesas dentro de casa.

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você tem uma boa dica para economizar na tarifa de energia? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria