Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Administração do tempo pode ser a chave do equilíbrio

A- A+

Quantas pessoas você conhece que deixam de realizar uma atividade que gostam por que, alegadamente, o relógio e o calendário não ajudam? Certamente, são muitas. Em certas situações, somente por meio da administração do tempo é possível alcançar o equilíbrio necessário.

É o que garante Cristiane Antunes, gerente de Transição de Carreira e executive coach na Thomas Case e Associados. “Não existe uma proporção ideal para lazer, trabalho e outros afazeres. Mas é importante balancear todas as áreas para chegar ao equilíbrio”, aponta.

A especialista avalia que a principal dificuldade do ser humano é identificar prioridades, organizar-se e fazer um planejamento. Ela vai além e sustenta que a correta administração do tempo influencia até mesmo a vida financeira. “É interessante reservar uma hora por semana para a gestão do dinheiro”, afirma.

Busca pela administração do tempo

Manter a vida organizada ajuda a administrar melhor o tempo. Fotos: Shutterstock

Aprenda a fazer a administração do tempo

Administrar o tempo é administrar a vida. É com esse argumento que Cristiane defende a busca por mudanças. “Muitas pessoas dizem que não têm tempo, mas todos nós temos tempo. Somos presenteados com 24 horas todos os dias. O que fazemos com nosso tempo é que faz a diferença”, defende.

Para uma administração do tempo bem sucedida, a especialista orienta fazer dois tipos de planejamento: um semanal e outro diário. “Anotar atividades, checar e fazer o follow up são ferramentas que podem ajudar na gestão”, justifica.

Já aquelas pessoas que demonstram maior dificuldade em organizar seu tempo podem ingressar em um processo de coaching. “Uma orientação bem direcionada aos objetivos da pessoa pode ajudá-la a administrar seu tempo e balancear todas as áreas da vida”, defende a especialista.

Você vai se interessar por:

Musculação em casa é opção que economiza tempo e dinheiro

Viver bem precisa estar entre suas prioridades financeiras

Cidades de SP e SC dominam lista de qualidade de vida

5 dicas para seu tempo render mais

Confira algumas dicas da Sociedade Brasileira de Coaching para aproveitar melhor seu tempo no trabalho.

1. Liste prioridades

Após definir as prioridades, proponha um tempo a ser gasto com cada uma delas. Se conseguir colocar as tarefas mais difíceis no início do seu dia, o trabalho deve ser mais produtivo. No final, quando já estiver cansado, terá pela frente apenas as atividades mais leves.

Busca pela administração do tempo

2. Evite distrações

Uma pequena mudança de foco pode custar muito tempo do seu dia. Tome cuidado com as distrações e busque se manter concentrado nas tarefas prioritárias.

Busca pela administração do tempo

3. Organize sua mesa

Com seu material no devido lugar, você não perderá tempo procurando o que precisa. Isso vale também para o seu computador. Procure manter pastas e arquivos em ordem.

Mesa bagunçada prejudica administração do tempo

4. Agende-se

Listar tarefas, ligações a serem feitas e prazo de contas a pagar evita perda de tempo. Fugir de filas – principalmente com o auxílio da tecnologia – também garante mais tempo.

Organização favorece administração do tempo

5. Descanse

Desocupar a mente e garantir alguma horas de lazer, longe de preocupações, são segredos da maior produtividade. Uma boa noite de sono também ajuda.

Sono adequado favorece administração do tempo

 

Gostou das dicas de administração do tempo? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities