Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aderiu ao “De bike ao trabalho”? Veja que cuidados tomar

A- A+

O movimento foi criado em 1956 pela League of American Byciclists (Liga dos Ciclistas Americanos) e se estendeu pelo mundo. A campanha “De bike ao trabalho” é feita para incentivar as pessoas a ter hábitos mais saudáveis no dia a dia. Mas também é uma maneira de ensinar quais são os principais cuidados e como fazer isso sem correr riscos.

As vantagens de ir de bike ao trabalho

Ir de bike ao trabalho é uma escolha que você faz em busca de uma vida mais saudável e de um transporte que prejudique menos a natureza. Essas são as principais vantagens de utilizar a bicicleta para se locomover dentro da cidade, segundo o site Vá de Bike. Cerca de 30% pedalam ou caminham para chegar aos seus trabalhos, segundo pesquisa do IBGE.

de-bike-ao-trabalho

Ir de bike ao trabalho é uma mudança significativa nos seus hábitos de vida. Foto: iStock, by Getty Images

O Vá de Bike também lista a economia de tempo como um ponto positivo para o uso da bicicleta como meio de transporte diário. O Desafio Intermodal, que tem a função de medir o tempo que cada meio de locomoção leva para chegar até determinado ponto, mostra que ir de bike ao trabalho é a opção mais rápida na maior parte das vezes.

A economia financeira também é considerável. O único investimento que você precisa fazer é o de compra da bicicleta e pequenas manutenções eventuais. Mas não há o gasto com combustível, com estacionamento ou com impostos. Também não é preciso pagar passagens todos os dias. Você não precisa pagar nada para andar de bicicleta.

Você vai se interessar por:
Saiba como comprar a primeira bicicleta do seu filho

Além disso, ir de bike ao trabalho é uma escolha de segurança. Os acidentes com veículos motorizados matam cerca de 43 mil pessoas por ano e internam aproximadamente 150 mil, segundo dados do Sistema Único de Saúde. As chances de uma colisão entre duas bicicletas matar alguém é consideravelmente reduzida. Use sempre a ciclovia ou ciclofaixa.

Os cuidados para ir de bike ao trabalho

O fato é que deixar o carro de lado e ir de bike ao trabalho é uma mudança significativa nos seus hábitos de vida. Você precisa repensar o seu trajeto e a sua rotina. Pedalar quando está vestindo um terno nem sempre é uma boa opção. Logo, você precisa escolher uma mochila apropriada, onde possa guardar a sua peça de roupa formal.

Mas a escolha da mochila também implica em uma outra questão de segurança. O Vá de Bike indica que a compra de um bagageiro para a fixação da mochila é importante para mantê-la segura de queda ou de roubo. Ainda assim, é preciso escolher um modelo resistente e que seja funcional para que você carregue.

Caso a sua pasta ou mochila caia da bicicleta durante o trajeto, a chance de você perder o que há dentro dela é grande. Por isso, se você está pensando em ir de bike ao trabalho, pode também começar a pensar em contratar um serviço que lhe garanta mais segurança. O Vivo Proteção Urbana – Bolsa Protegida é uma opção para esses momentos.

O seguro da Vivo garante que, mediante o pagamento mensal das parcela, receba um determinado valor em dinheiro para repôr bens materiais e documentação que seja perdida em casos de furto, roubo ou perda. É uma forma de você evitar qualquer tipo de prejuízo por utilizar a bicicleta como transporte.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

câmara de ar para bicicleta
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial