Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Adaptadores wireless USB são práticos para ampliar alcance da internet

A- A+

Úteis para quem deseja se conectar à internet sem a necessidade de fios ou para quem pretende aumentar a potência do sinal recebido, os adaptadores wireless USB são práticos e fáceis de usar. Mas você sabe exatamente como os dispositivos funcionam? E mais: sabe o que considerar para comprar esse equipamento?

Para que servem os adaptadores wireless USB

Imagine que você esteja conectado à internet pelo notebook, via wireless, na sala de estar da sua casa. Como o roteador fica posicionado a poucos metros de distância, a intensidade e a qualidade do sinal são suficientes para os seus afazeres.

Até que você decide continuar trabalhando, assistindo, lendo ou jogando no quarto. O cômodo fica a vários metros do roteador, e é separado pelas paredes dos corredores, do quarto e do banheiro. O resultado é um sinal fraco e oscilante, que impede uma conexão sem falhas.

Já aconteceu com você? O adaptador wireless USB pode ser a solução para o problema. Isso porque o dispositivo possui uma antena acoplada, que recebe o sinal do roteador, aumentando a intensidade disponível para o dispositivo móvel.

Um dos adaptadores wireless USB

Adaptadores sem fio podem aumentar em até quatro vezes o alcance na recepção. Foto: iStock, Getty Images

Mas melhorar a recepção do sinal não é sua única funcionalidade. Os adaptadores wireless USB também podem ser utilizados para conectar desktops à internet sem a necessidade de fios, seja por estética ou praticidade.

O funcionamento é muito simples: ao conectar o adaptador wireless USB no seu computador, o sistema imediatamente reconhecerá a placa contida no aparelho. Assim, será possível localizar as redes sem fio disponíveis, exatamente como um dispositivo equipado com placa de rede wi-fi faria.

Como cada adaptador reage de uma maneira específica para cada modelo de roteador, vale a pena investir em um adaptador que seja da mesma marca que o roteador. Esse cuidado diminui as chances de incompatibilidade e tende a melhorar a conexão e a transmissão de dados.

Para instalar o dispositivo, basta seguir as instruções contidas no CD de instalação. Não há mistério: é plugar, instalar e começar a usar.

Compare modelos de adaptadores wireless USB

Na hora de escolher um dos modelos de adaptadores wireless USB, vale comparar suas funcionalidades e características. Conheça detalhes sobre duas opções disponíveis no Vivo Compras:

Um dos adaptadores wireless USBDWA-132, D-Link

O adaptador wireless USB DWA-132 faz uso da tecnologia Wi-Fi 802.11n. A velocidade máxima para transmissão de dados é de 300 Mbps, a mesma da maior parte dos roteadores disponíveis do mercado.

A frequência de operação também segue o padrão dos principais roteadores: 2.4GHz.

O dispositivo opera com um padrão de segurança WPA & WPA2, que dificulta a invasão de usuários mal intencionados na rede.

Outro destaque é o botão de conexão automática WPS. A garantia é de 36 meses.

Um dos adaptadores wireless USBNano DWA-171, D-Link

Este modelo, também da marca D-Link, é mais completo do que o anterior. Ele trabalha com a quinta geração Wi-Fi 11AC e opera com velocidade de transmissão máxima de 433 Mbps.

A frequência utilizada é de 5 GHz, o que permite encontrar canais menos congestionados, garantindo uma conexão mais regular.

O adaptador é compatível com Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP ou Mac OS 10.6, 10.7 e 10.8.

Assim como o primeiro modelo, a garantia oferecida pelo produto é de 36 meses.

Você vai se interessar por:

Encontre adaptadores no Vivo Compras

Para comprar adaptadores wireless USB, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para cabos e adaptadores

Gostou das dicas sobre adaptadores wireless USB? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple