Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Acreditar que dinheiro foi feito pra gastar freia prosperidade financeira

A- A+

Dinheiro não compra felicidade, mas ajuda a realizar desejos de consumo, não é mesmo? Não é errado pensar assim, mas o problema na teoria de que dinheiro foi feito pra gastar está nos excessos. Ao superar o limite da sua capacidade financeira, o que era vantajoso adquire contornos negativos: começa com sonhos adiados e acaba no temível endividamento.

Saber controlar seus despesas e destinar parte do que recebe a fundos de emergência é uma forma de estar seguro na sua vida econômica. Gastar pode ser bom, mas é preciso saber dosar.

Dinheiro foi feito pra gastar

Quem não dá devido valor ao dinheiro atrasa sonhos e vive sob risco. Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

O risco de achar que dinheiro foi feito pra gastar

Ter projetos bem estruturados e organizar-se para realizá-los é uma forma de ter mais qualidade de vida, em todos os aspectos.

O educador financeiro Jó Adriano da Cruz sugere utilizar o dinheiro com respeito e obedecendo aos princípios da educação financeira, valorizando todos os esforços que fizeram com que ele chegasse à sua mão “Assim, ele certamente proporcionará muito mais realizações”, avalia.

Para o especialista, o principal risco de acreditar que dinheiro foi feito pra gastar é, justamente, dedicar tudo o que recebe ao consumo sem planejamento. Ao final, é provável que não esteja preparado para emergências, precise reduzir o padrão de vida na aposentadoria e acabe vivendo sem fazer nenhuma aquisição relevante.

Se você não quer estar sujeito aos riscos, Jó indica: defina objetivos claros para os recursos poupados. “Seja disciplinado e fiel ao seu planejamento. Economize no mínimo 10% dos seus rendimentos. E jamais gaste tudo o que você ganha”. Respeitar o padrão de vida que a sua renda permite é a chave para o sucesso.

6 motivos para criar uma reserva financeira

Jó da Cruz lembra que o dinheiro é um meio e não finalidade. Não é saudável que ele seja o seu objetivo, mas sim uma consequência. Então, tome cuidado: dinheiro foi feito pra gastar, mas com respeito.

O especialista reitera que o controle das finanças é uma boa opção e dá seis bons motivos para você começar a poupar hoje mesmo:

1. Sonhos mais próximos

Reservas financeiras são o caminho para realização de sonhos. Quando você se planeja e guarda quantias de forma regular, consegue comprar aquilo que sempre quis e não fica endividado por isso. Se dinheiro foi feito pra gastar, que seja de forma inteligente.

2. Economia possível

Em longo prazo, poupanças também são sinônimo de economia. Mesmo que precise abrir mão de ter uma certa quantia disponível naquele mês, na hora de realizar uma compra, você pode pagar à vista. Isso, geralmente, é sinônimo de bons descontos.

3. Juros positivos

Guardando dinheiro, você também começa a usar os juros a seu favor. Se mantiver as suas economias em uma conta poupança, elas estarão rendendo juros, valores que são somados ao seu saldo – ainda que o rendimento seja inferior ao de outras aplicações financeiras.

4. Investimento na carreira

A educação e a formação profissional também podem ser aproveitadas ao gastar menos, principalmente se você investir em cursos. Poupar ao longo de um certo período garante que, ao matricular-se, tenha condições de pagar pela formação que deseja.

5. Alívio na emergência

Segurança: essa é a palavra que define a vida financeira de quem se planeja e guarda. Nos momentos de imprevistos, as reservas fazem toda a diferença para manter um padrão e as contas em dia.

6. Tranquilidade futura

Organizar-se e montar uma reserva financeira é um projeto de vida. As pessoas que fazem essa escolha obtém tranquilidade até mesmo em um futuro distante. Economias bem feitas podem garantir uma aposentadoria mais saudável. Que tal apostar nessa ideia?

Você vai se interessar por:

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

E você, ainda acha que dinheiro foi feito pra gastar à vontade? Comente e compartilhe essas dicas!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos