Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Tabela de juros para empréstimo pessoal: compare as taxas dos bancos

A- A+

Existem diferentes tipos de empréstimos pessoais, cada um variando de acordo com a proposta, documentação necessária e modo de pagamento. Cada tipo também costuma ter taxas de juros diferentes, já que estas são determinadas pela existência ou não de garantias de pagamento do empréstimo.

Como as taxas de empréstimo pessoal costumam ser altas, é preciso que o consumidor esteja atento a elas antes de contratar qualquer tipo de crédito. A pesquisa é fundamental na fase de definição do tipo de empréstimo pessoal a ser solicitado e em qual instituição. As taxas podem variar muito de uma instituição para outra.

Uma boa fonte de pesquisa é o levantamento da taxas compilado periodicamente pelo Banco Central. Essa tabela de juros traz informações de diferentes instituições, ajudando o consumidor a economizar na hora de solicitar crédito.

seudinheiro-tabela-de-juros

O empréstimo não consignado tem taxas mais altas em comparação ao consignado. Foto: iStock, by Getty Images

Tabela de juros de empréstimo consignado

De modo geral, os tipos de empréstimos pessoais são divididos em duas categorias: consignados e não consignados. Para facilitar a vida do consumidor, a tabela de juros do Banco Central segue essa classificação e apresenta as taxas praticadas pelas principais instituições do mercado nas diferentes categorias de crédito.

Você vai se interessar por:
Entenda como são calculados os juros no SFH
Refinanciamento é opção para quem precisa de dinheiro extra
Entenda como uma planilha de gastos pessoais pode ajudar você

Os empréstimos pessoais consignados são divididos em três tipos: INSS, privado e público. Esse tipo de crédito é aquele em que as parcelas são descontadas diretamente do salário do tomador. Como representam um risco menor às instituições, eles costumam ter melhores taxas ao consumidor.

O empréstimo pessoal consignado INSS libera crédito para aposentados e pensionistas. De acordo com o levantamento da tabela de juros do Banco Central realizado no início de junho, o Bancoob é a melhor instituição para se buscar esse tipo de crédito, com taxa mensal de 1,77% e anual de 23,38%. Nessa categoria, o levantamento apresenta as taxas de 31 instituições financeiras.

Levantamento do mesmo período do Banco Central apresenta tabela de juros de 35 instituições que oferecem crédito consignado público, que beneficia servidores públicos. O Banco Alfa é o campeão da melhor taxa nessa categoria: 1,66% ao mês e 21,81% ao ano.

Em relação ao empréstimo pessoal consignado privado, para quem não é pensionista ou servidor público, o levantamento do Banco Central traz uma relação de 47 instituições. Entre os grandes bancos comerciais e públicos, o HSBC Brasil aparece primeiro na lista, na 13a colocação, com juros de 2,22% ao mês e 30,10% ao ano.

Tabela de juros de empréstimo não consignado

Como oferece maior risco para as instituições, o empréstimo não consignado traz taxas mais altas em comparação ao consignado. Em compensação, o número de instituições que oferece esse tipo de empréstimo é maior. O levantamento do Banco Central traz a relação de 57 instituições que oferecem essa modalidade de crédito ao consumidor.

Na tabela de juros compilada pelo Banco Central, o Banco Luso Brasileiro traz as melhores taxas nessa categoria: 1,54% ao mês e 20,16% ao ano. Entre os grandes, a Caixa Econômica aparece primeiro na lista, em 21a colocada, com juros de 4% ao mês e 60,19% ao ano.

Gostou das dicas de tabela de juros? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças