Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Acompanhar o extrato bancário é fundamental para sua saúde financeira

A- A+

Manter as finanças em dia depende de diversos aspectos, inclusive, do acompanhamento periódico das movimentações na conta corrente. É para isso que existe o extrato bancário, relatório atualizado de como anda a sua vida financeira.

Através da conta corrente, o usuário tem o seu salário ou sua aposentadoria creditada, recebe dividendos, paga débitos, realiza saques e transferências, entre outras aplicações. Diante desse fluxo intenso, ficar de olho no extrato bancário é fundamental para quem deseja manter o controle financeiro para realizar seus sonhos.

Extrato bancário é um relatório atualizado de como anda a sua vida financeira.

Conferir extrato bancário e da fatura do cartão é hábito financeiro saudável. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o seu extrato bancário

Para acompanhar o seu extrato bancário, é preciso, primeiramente, entendê-lo. De nada adianta conferi-lo se não souber interpretar as informações nele contidas. Por isso, é fundamental ficar atento às datas, tributos e operações. Parece fácil, mas com a grande quantidade de números, códigos e siglas, a tarefa pode ficar complicada.

Conheça as informações mais comuns presentes no extrato bancário ou do cartão de crédito:

Sigla Significado
C Crédito a compensar
C/C Conta Corrente
D Débito a compensar
DA Débito automático
PAGTO/PGTO/PAG/PG Pagamento
POUP Poupança
SDO/SD Saldo
SAQ/SQ Saque

Em geral, os bancos expõem dois saldos ao fim do documento. O menor inclui somente o que, de fato, você tem na conta. Já o maior engloba todo o seu limite, ou seja, seu saldo mais o valor do cheque especial.

Por isso, redobre o cuidado com a leitura do seu extrato bancário para não cometer enganos que acabem por prejudicar a sua saúde financeira.

Acompanhe seu extrato bancário frequentemente

Agora que você já sabe como interpretar as informações presentes no extrato bancário, já pode acompanhar com mais precisão as entradas e saídas financeiras da sua conta.

Para a educadora financeira Cintia Senna, o principal benefício de se consultar frequentemente o relatório atualizado da sua conta corrente é o auxílio na gestão de recursos.

Segundo ela, ao estabelecer um comprometimento semanal, você estará no domínio de seus gastos e de sua renda, sabendo exatamente para onde está sendo direcionado seu consumo, tendo condições de arcar com eles e ainda evitar surpresas desagradáveis.

Quando o assunto é o extrato da fatura do cartão de crédito não é diferente, lembra Cintia. “Principalmente quem faz muitas compras parceladas, o extrato da fatura ajuda a acompanhar o valor já comprometido mensalmente, para que se possa estabelecer um limite de gasto mensal”, completa.

Com isso, o cliente atento não precisa esperar a conta chegar para saber se terá ou não condições de arcar com esse pagamento.

Você vai se interessar por:

Aprenda a identificar quais são as suas despesas bancárias

Aproveite o Dia do Bancário para entender as tarifas e evitar surpresas

Veja como descobrir quanto você paga de tarifas bancárias

Extratos também são documentos

Além de aliados do planejamento econômico, esses extratos podem servir como documentos que comprovam que você realizou uma transferência para determinada conta de outra pessoa, por exemplo.

Caso não reconheça alguma transação e sentir que está faltando dinheiro, é fundamental avisar imediatamente o banco, ou a administradora do seu cartão, apresentando, respectivamente, o extrato bancário e a fatura.  Essa é a melhor maneira de evitar prejuízos causados por furtos de cartão de crédito ou aqueles realizados por hackers na internet.

A legislação permite ao correntista retirar até dois extratos gratuitos mensalmente nos caixas eletrônicos. Portanto, fique atento às taxas extras. É possível que você confira seu extrato detalhado pelo internet banking e resumido pelo caixa eletrônico, ambos sem custos.

 

Gostou das dicas sobre extrato bancário? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito