Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ações da Petrobras: investimento exige cautela

A- A+

A Bolsa de Valores é uma opção para quem deseja diversificar seus investimentos através de uma modalidade de renda variável. No mercado brasileiro, as ações da Petrobras costumavam estar entre as mais atraentes. Mas, diante de um cenário de instabilidade, atualmente a dúvida que fica é se ainda vale a pena investir na empresa.

Por um lado, há aqueles que veem na queda de preços uma possibilidade de comprar ações e, a partir de uma valorização, lucrar. De outro, há a indecisão de quem já possui dinheiro aplicado na empresa e não tem certeza sobre o momento ideal para vender seus títulos.

Abalos econômicos e as ações da Petrobras

Quando falamos do mercado de ações, o primeiro fator a se ter em mente são os riscos envolvidos. Assim como o retorno pode ser lucrativo, especialmente a longo prazo, não são poucos os fatores que também determinam a queda no preço de um título.

No caso da Petrobras, o fundador do General Investidor, Bruno Papi, explica que a empresa passa por um momento de desconfiança, em que precisa reconstruir a sua imagem mundialmente. Afinal de contas, a instabilidade econômica pela qual o país passa é agravada ainda pela descoberta de falta de transparência na gestão da estatal.

Com a soma desses fatores, as ações da Petrobras passam a ser menos atraentes e os investidores estrangeiros e grandes empresas tendem a retirar o seu capital e vão em busca de outras opções mais estáveis. O resultado são ainda mais incertezas.

No cenário de instabilidade atual, investir em ações da Petrobras exige cautela. Foto: iStock, Getty Images

No cenário de instabilidade atual, investir em ações da Petrobras exige cautela. Foto: iStock, Getty Images

Comprar ou não ações da Petrobras

As dúvidas sobre compra e venda de ações têm sido comuns e, mesmo assim, não existe uma resposta única ou unanimidade entre os especialistas. Para Papi, o principal cuidado é estar ciente dos riscos envolvidos, mesmo que a empresa em questão seja uma das maiores do país.

No mercado financeiro, a expectativa é que as ações da Petrobras voltem a se valorizar com o passar do tempo. Por outro lado, o ano ainda deve reservar variações acentuadas e o investimento exige cautela. Ou seja, lucrar ou perder dinheiro vai depender muito do tempo que você está disposto a esperar.

Para aqueles que possuem títulos com vencimento a curto prazo, por volta de um ano, vender as ações pode ser uma forma de proteger o dinheiro. Quando o prazo é maior, a espera pode resultar na recuperação do investimento e mesmo em lucro. Se o objetivo é comprar, a indicação é a mesma.

Cartões de crédito com benefícios

Se você quer ter mais segurança e praticidade para movimentar o seu dinheiro e investir, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também está em dúvida sobre investir dinheiro nas ações da Petrobras? Comente!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil