Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ações blue chips são as mais valiosas da Bolsa

A- A+

Se você gosta de pôquer, deve saber que as blue chips, ou fichas azuis, são as mais valiosas do jogo. Caso prefira as apostas no mercado de ações, também deve estar familiarizado com o termo: as chamadas ações blue chips representam as empresas mais bem cotadas na Bolsa de Valores.

Mas se você não sabe nada sobre o mercado financeiro e está aqui justamente porque quer entender o que são as tais ações blue chips e quais as vantagens e riscos de investir nelas, vamos explicar tudo isso para você.

Sobe e desce das ações blue chips

Acompanhamento constante do mercado é dica para identificar ações mais valiosas. Foto: iStock, Getty Images

O que são as ações blue chips?

No mercado de ações, as blue chips são aquelas consideradas de qualidade superior. Sua liquidez é maior, porque há mais procura por elas, e seu preço é, portanto, mais alto. Geralmente, as ações blue chips são mais estáveis e apresentam um crescimento sólido, geração de lucro, bom relacionamento com o mercado e pertencem a empresas com uma direção eficiente.

Ou seja, as empresas cujas ações são consideradas blue chips são sempre de grande porte, como bancos ou companhias conhecidas, líderes nas suas áreas e consolidadas há muito tempo no mercado. Por tudo isso, é comum ouvir que as blue chips oferecem a melhor relação entre o risco e o retorno sobre o investimento.

Quais são as ações blue chips?

Você pode procurar à vontade, mas dificilmente vai encontrar uma lista oficial com as ações blue chips da Bolsa de Valores. Isso porque essa denominação é informal, ou seja, apenas uma maneira de chamar as ações com as características que mencionamos acima.

A principal pista para saber quais ações podem ser consideradas blue chips é acompanhar as mais negociadas do dia. As blue chips estão sempre no topo dessa lista – é por isso que elas oferecem uma maior liquidez.

Mas aqui vale um adendo importante: você não deve analisar os resultados apenas de um dia, porque existe a possibilidade de haver distorções. Determinado movimento de uma companhia pode ter uma repercussão positiva na mídia e suas ações naquela semana passam a ser negociadas além do normal, por exemplo. Portanto, faça um acompanhamento constante.

Você vai se interessar por:

Os riscos das blue chips

Até agora só elencamos pontos positivos sobre as ações blue chips, mas não vá pensar que você pode investir todo o seu dinheiro nelas, pois não há lucro garantido. Qualquer movimento na Bolsa de Valores é arriscado e, com as blue chips, não é diferente.

Basta lembrar de casos recentes de três das principais empresas de capital aberto cujas ações estão entre as mais bem cotadas do Brasil. A Petrobras foi alvo da operação Lava Jato e vieram à tona inúmeros escândalos de corrupção na sua direção; a Vale foi relacionada ao rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais; e a Gerdau está sendo investigada na operação Zelotes.

Em todos os casos, as ações despencaram quando as notícias negativas foram divulgadas.

Seja qual for o tipo de ações nas quais você pretende apostar, a dica principal é conhecer bem a empresa. O investidor precisa se informar o máximo possível sobre o seu modelo de negócio e seus planos em curto, médio e longo prazos. É claro que não é possível ficar sabendo de tudo, mas quanto mais informação, melhor será a sua capacidade de análise.

 

Gostou das dicas sobre ações blue chips? Se você quer saber mais sobre como funciona a Bolsa de Valores, leia este artigo. Caso tenha dúvidas ou sugestões sobre o tema, deixe um comentário abaixo.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Taxa para investir em ações
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez