Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Acessórios de carro: descubra o que é necessário

A- A+

Os automóveis chegam ao mercado cada vez mais equipados e cheios de acessórios. São opções que permitem mais praticidade e conforto na hora do uso, mas que também podem encarecer o preço final. Para não errar na escolha, o importante é conhecer as possibilidades e entender se elas serão úteis para o seu dia a dia.

Acessórios indispensáveis

Ao chegar à concessionária e olhar duas versões diferentes de um mesmo modelo, é bem provável que você encontre também variações significativas de preço. Os modelos mais básicos custam menos ao consumidor, mas o uso pode revelar a falta de alguns adicionais.

“São vários os acessórios que realmente fazem a diferença. Entre eles, estão os extremamente necessários, aqui caracterizados na categoria 1, como o ar-condicionado, a direção hidráulica, o conjunto elétrico e itens de segurança, como air bag e freios ABS. Os dois últimos, no caso, se tornaram obrigatório em veículos produzidos a partir do ano de 2014″, explica o diretor da Bráulio Veículos e Consultoria, Bráulio Brum Neto.

Enquanto o air bag é um complemento ao uso do cinto de segurança e ajuda a diminuir o impacto em caso de colisões, o freio ABS evita que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motorista mantenha o controle sobre o carro. Ou seja, garantem mais segurança ao condutor e aos passageiros.

Já itens como o ar-condicionado e a direção hidráulica, até pouco tempo considerados artigos de luxo, hoje já são bastante comuns e proporcionam maior conforto. Por isso, antes de fechar o negócio, é fundamental fazer uma avaliação do uso do automóvel.

Desde 2014, airb bag é item obrigatório para os carros recém saídos de fábrica. Foto: iStock, Getty Images

Desde 2014, airb bag é item obrigatório para os carros recém saídos de fábrica. Foto: iStock, Getty Images

Acessórios adicionais para o seu carro

Com a variedade de acessórios disponíveis para equipar os automóveis, não é difícil ficar na dúvida. No fim de contas, a escolha vai depender muito do orçamento disponível para a compra. Priorize sempre os itens de segurança e depois avalie a possibilidade de modelos mais completos.

Neto destaca que itens da categoria 2, como película e estofamento em couro, por exemplo, também podem ser importantes, pois ajudam na higiene, beleza e praticidade na hora de limpar e utilizar o veículo. Por outro lado, eles não costumam agregar valor no momento da revenda, especialmente se há pressa em realizar o negócio.

Em caso de compra de carros novos, também é importante verificar a garantia dos acessórios. Se optar por um modelo mais básico e quiser instalar adicionais mais tarde, tenha certeza sobre a procedência do produto – se ele é original ou possui qualidade comprovada – e também verifique se há garantia.

Assistência em emergências

Comprar um carro também exige que você tenha cuidados mais tarde, durante o uso. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês. É mais segurança para quando os imprevistos acontecerem.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre acessórios para automóveis? Compartilhe!

Viajar ou comprar um carro
Avaliando o financiamento imobiliário negado
Comprando pneus aro 17
Analisando quanto custa uma escritura de imóvel
Mostrando como vender carros usados
É importante ter cuidados com câmbio automático