Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Academia Sebrae oferece conhecimento para futuros empreendedores

A- A+

Empreender não é fácil, ainda mais quando se é jovem e o plano de ter seu próprio negócio ainda é um sonho ou não passa de uma ideia no papel. É por isso que iniciativas como a Academia Sebrae podem ser um bom ponto de partida para quem quer ouvir dicas importantes para definir sua estratégia antes de partir para o mercado.

Conheça a Academia Sebrae

Uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a Academia Sebrae tem o objetivo de engajar seus usuários a entrar no mundo do empreendedorismo.

Estudando na Academia Sebrae

No site, futuro empreendedor adquire conhecimento para levar sua ideia adiante. Foto: iStock, Getty Images

A iniciativa é baseada em uma plataforma com textos, vídeos e conteúdos interativos sobre o tema empreendedorismo. Para completar, o acesso ao portal é gratuito: basta se cadastrar e sair aproveitando tudo o que ela oferece.

O material disponibilizado pelo Academia Sebrae inclui entrevistas com executivos de sucesso e outras personalidades com perfis que podem inspirar futuros empreendedores.

Mas o conteúdo do site não fica só nisso: a formação proposta pela plataforma inclui até questionários sobre temas da cultura pop, levando outras áreas do conhecimento para seus participantes, assim como agenda de eventos voltados ao assunto.

Contando com uma linguagem jovem e conectada com o mercado atual, o site Academia Sebrae é formado por seis seções: Faça Acontecer, Entrevista, Experimenta, Quiz, Vídeos e Inspiração. Cada uma delas tem diferentes propostas, todas focadas em descomplicar muitas das dúvidas em relação ao empreendedorismo.

O site tem como uma de suas bases o Guia Essencial para Novos Empreendedores, uma série de quatro volumes em PDF que reúne informações sobre a história do empreendedorismo e conceitos importantes para quem quer montar sua empresa.

Traz ainda dicas para quem quer tirar sua ideia do papel, desde a criação de proposta de valor, passando pela hora de investir e definir formas de rentabilizar seu negócio, como meios de pagamento eletrônico, por exemplo.

O portal também cumpre um papel prático na hora de ajudar a concretizar planos dos empreendedores iniciantes. A plataforma permite que usuários registrem suas ideias online. Semanalmente, elas são colocadas em votação aberta e as mais votadas são selecionadas pelo Sebrae para receber dicas exclusivas dos técnicos da entidade, que ajudarão os futuros empresários a tirar seus projetos do papel.

Empreendedorismo na sala de aula

Para o Sebrae, a iniciativa também mira as escolas de Ensino Fundamental e Médio, auxiliando professores em busca de material didático para trabalhar com o tema do empreendedorismo em sala de aula.

O site oferece, inclusive, uma área dedicada aos docentes, com dicas sobre como eles podem aproveitar os conteúdos como material em suas lições.

“A Academia busca afirmar que ser empreendedor não é só abrir um negócio. O empreendedorismo é uma atitude, que desenvolve a criatividade e estimula a coragem. A partir disso, as pessoas podem acabar abrindo seu próprio negócio”, afirma a analista de educação do Sebrae, Rachel Matos Dornelas.

Você vai se interessar por:

Gostou de saber mais sobre a Academia Sebrae? Compartilhe esse conteúdo!

como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria
como montar uma empresa de cromagem
como montar uma empresa de churros
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise