Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Academia de ginástica sem pesar no bolso: veja dicas

A- A+

O incentivo à chamada “geração saúde”, que se preocupa muito com a qualidade de vida, popularizou a prática de exercícios físicos. O setor de academia de ginástica, por exemplo, cresceu 133% em cinco anos, segundo dados do Sebrae.

Mesmo para quem passa por apertos no bolso e possui outras prioridades financeiras, esse é um lazer possível. Mas com tantas opções disponíveis, tomar cuidado com a qualidade do serviço oferecido é ainda mais importante.

Academia de ginástica é importante para a saúde.

Antes de escolher a academia, pesquise bons preços e se você gosta do ambiente. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao escolher a academia de ginástica

O aspecto econômico é importante, mas não esqueça de que na academia a sua saúde está em jogo. O problema começa quando a procura por uma atividade barata se sobrepõe aos cuidados com a qualidade do lugar.

Conforme a assessoria de imprensa do Procon de São Paulo, a estrutura do espaço é fundamental na decisão. “Verifique se a academia dispõe de um departamento de avaliação física capaz de montar um programa de exercícios específico para atender às necessidade de cada aluno”, sugere o órgão.

A atenção de quem consome os serviços de uma academia deve estar focada no contrato, recomenda o Procon. Tais espaços podem oferecer diferentes planos de serviços e formas de pagamento, o que evidencia a importância de pesquisar muito antes de contratar, verificando qual é mais adequado às suas necessidades.

O fator financeiro, desde preço até modalidade de pagamento, deve ser analisado com cautela antes de contratar planos em academia de ginástica. A recomendação é verificar quais são as formas de pagamentos possíveis, o valor das parcelas, taxa de inscrição ou matrícula.

Também procure descobrir quais são os encargos no caso de atraso do pagamento e se haverá outros custos, como taxa de exame médico e avaliação física ou compra de equipamentos especiais.

Conforme o Procon SP, como muitas academias trabalham com planos trimestrais, semestrais ou anuais, é fundamental verificar atentamente quais as condições para desistência: se há multa, como são devolvidos os cheques pré-datados e como será estornado o valor da fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Questões burocráticas, como as condições para suspensão – doença ou férias – também merecem atenção.

A criação de um documento que confirme todos os detalhes acertados entre ambas as partes, também é visto pelo órgão de defesa do consumidor como medida essencial. É importante, então, exigir um contrato onde todos os direitos e deveres estejam especificados.

Disponibilidade de horários e oportunidade de fazer uma aula teste antes da contratação também valem a sua preocupação, conforme o Procon SP.

Você vai se interessar por:

Veja ideias de esporte ao ar livre para praticar

Descubra as vantagens de fazer exercícios ao ar livre

Confira dicas e cuidados para a hora de comprar artigos esportivos

A procura por academia de ginástica

Se você pensa em ingressar em uma academia de ginástica, saiba que faz parte de uma tendência no Brasil, onde a musculação já é a segunda modalidade mais praticada.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de adeptos cresceu 50% entre 2006 e 2013, ano em que a pesquisa foi realizada pela última vez. À época, dois em cada 10 adultos frequentavam uma academia de ginástica – número que se mantém, conforme as estimativas do órgão.

No mesmo sentido, a pesquisa aponta para uma queda na procura pelo esporte que é símbolo do país: o futebol. Se, em 2006, 35% dos homens jogavam pelo menos uma vez na semana, em 2013, o número reduziu para 27%.

O Ministério da Saúde indica que a individualidade da musculação, que se sobrepôs ao esporte coletivo, seja o motivo da troca, em função da dificuldade de conciliar agendas.

O órgão entende que os brasileiros se preocupam cada vez mais com sua saúde e com a prática de exercícis físicos. Frequentar academia de ginástica, caminhar em um parque ou jogar futebol com os amigos no final de semana são práticas que levam à melhora da qualidade de vida.

 

Gostou das dicas para fazer academia? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica
dicas para comprar uma boa esteira
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo