Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Abrir conta conjunta exige confiança dos parceiros

A- A+

Está pensando em abrir conta conjunta? Ela é muito similar a uma conta corrente normal, mas nela é possível que haja dois correntistas autorizados a controlar todos os fundos disponíveis.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre as vantagens e as desvantagens desse tipo de serviço, pois os titulares dividirão as suas finanças depositadas naquela conta. Segundo o consultor financeiro Gabriel Alves, abrir conta conjunta é a escolha ideal para pessoas com objetivos em comum, como um casal que resida na mesma casa ou sócios de um negócio. Entenda melhor.

Casal decide abrir conta conjunta

Conta conjunta é opção indicada para pessoas com objetivos em comum. Foto: iStock, Getty Images

Tire suas dúvidas sobre abrir conta conjunta

Apesar de ser um serviço bastante conhecido, muitas pessoas possuem dúvidas sobre as peculiaridades da abertura de uma conta compartilhada. Confira uma seleção de perguntas e respostas para ajudar você a saber se essa é a melhor opção para o seu caso.

Existe apenas um tipo de conta conjunta?

Existem dois tipos: a solidária e a não solidária. A primeira diz respeito a um serviço em que os dois titulares podem movimentar a conta de forma individual. Já na segunda, as movimentações (saques, depósitos, pagamentos) só são liberadas após o consentimento de ambos os proprietários da conta.

A conta apenas pode ser aberta por pessoas que possuam parentesco?

Não. Esse tipo de conta pode ser aberto por qualquer pessoa com mais de 18 anos. Apesar de ser mais comum entre pais e filhos ou casais, o serviço pode ser escolhido por pessoas sem conexão familiar.

Leia a continuação das dicas sobre abrir conta conjunta em Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label