Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

A vaga é sua: como se preparar para uma entrevista de emprego

A- A+

“De que forma você pretende melhorar os produtos da nossa empresa?” A pergunta do recrutador é simples, mas será difícil respondê-la se o candidato não souber como se preparar para uma entrevista de emprego. Quem pretende fazer parte de uma companhia precisa demonstrar que entende seu funcionamento, conhece seus processos e pode contribuir para aprimorá-los. Na hora do diálogo, essas competências precisam aparecer.

Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo para que você chegue preparado à próxima entrevista de emprego. A ideia é potencializar suas chances de conquistar a vaga e dar a desejada guinada na carreira profissional.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Você se inscreve para a vaga, recebe o e-mail de confirmação, é contatado pelos recrutadores, presta um teste online de conhecimentos e, finalmente, é chamado para a entrevista com o gestor ou profissional de Recursos Humanos responsável pelo recrutamento.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Uma boa apresentação pessoa é muito importante no momento da entrevista. Foto: iStock, Getty Images

Chega a hora da conversa olho no olho, e o nervosismo toma conta. Você não consegue controlar suas mãos, começa a suar e gagueja ao responder. Esse comportamento é reflexo de um descontrole emocional, sim, mas também se deve à falta de preparo para a entrevista de emprego. A boa notícia é que, com alguns passos simples, é possível minimizar a ansiedade e adquirir confiança. Quer entender como?

Assim que você ficar sabendo do encontro, comece a pesquisar o máximo possível sobre a empresa em questão. Em que setor ela atua? Pelo que é responsável? Quantos funcionários têm? De que forma eles são divididos na companhia? Qual seu posicionamento no mercado? Quem são seus líderes e porta-vozes? Qual a missão, os princípios, a visão e os valores da empresa?

Todas essas informações permitem aumentar o seu repertório e facilitam a conversa com um representante da companhia. Dessa forma, você consegue bolar uma estratégia e não será pego de surpresa caso o entrevistador decida fazer perguntas com foco nos processos internos.

Em seguida, você deve tentar conhecer a personalidade das pessoas que irão lhe entrevistar, e descobrir sua postura durante as entrevistas. O comportamento é agressivo e direto ou sereno e sugestivo? Você conhece alguém que já foi entrevistado? No caso das empresas de Recursos Humanos, é fácil entrar em contato com ex-candidatos – que podem ser os próprios funcionários da empresa – para entender o processo.

Por fim, com base em todos os dados apurados, é hora de se colocar no papel do recrutador e bolar perguntas hipotéticas. Alguns exemplos comuns: por que devo contratá-lo? Quais os seus diferenciais? O que você faria para melhorar a empresa com um cheque em branco? Como você contribuiu nas experiências profissionais anteriores?

7 dicas para a entrevista de emprego ser um sucesso

Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego, vamos listar algumas dicas simples para garantir o sucesso no momento do diálogo. Confira:

  1. Vestimenta: vista-se como os funcionários da empresa. Na dúvida, seja mais elegante do que básico.
  2. Sem vícios de linguagem: se a empresa é sóbria e tradicional, evite gírias e termos coloquiais.
  3. Olho no olho: converse com o recrutador olhando para ele enquanto fala. Essa atitude demonstra confiança.
  4. Pontualidade: chegue pelo menos dez ou quinze minutos antes do horário marcado. Valorize o tempo da outra pessoa.
  5. Sem afobações: dê tempo ao tempo. Se o recrutador não abordou o valor da remuneração, entenda que o assunto será discutido depois.
  6. Sinceridade: nunca minta em uma entrevista de emprego. Vale mais ser sincero e admitir deficiências do que colocar tudo a perder.
  7. Objetividade: responda aquilo que o recrutador perguntar, e não tente enrolar durante a conversa. Seja claro, objetivo e direto.

Você vai se interessar por:

Especialistas dão dicas para entrevista de emprego
Você tem alguma pergunta? Saiba tirar dúvidas na entrevista de emprego
Saiba lidar com a ansiedade antes da entrevista de emprego

E aí, gostou das dicas e aprendeu como se preparar para uma entrevista de emprego? Então ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher
Debate sobre a redução de custos nas empresas
Homem avalia comprar iPhone 5S usado
Homem comunica IMEI bloqueado