Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

A pé ou de bicicleta? Veja como ir ao trabalho de forma sustentável

A- A+

Na média, as famílias brasileiras gastam cerca de 15% da renda com transporte urbano, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os gastos com transporte privado são cerca de cinco vezes maiores do que com transporte público. Que tal começar a ir a pé?

Passagem de ônibus cara e preço da gasolina subindo compõem o cenário perfeito para experimentar uma alternativa de transporte que represente menos custos no orçamento. Melhor ainda se essa opção ajudar a melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida.

Caminhar ou pedalar são boas opções para quem quer economizar no deslocamento e, ao mesmo tempo, fazer uma atividade física.

a-pe

Ir ao trabalho a pé pode aliviar o bolso e ajudar na saúde. Foto: iStock, by Getty Images

Segundo a educadora física Fernanda Andrade, colunista do portal Minha Vida, caminhadas realizadas como deslocamento, como ir ao trabalho ou mesmo até um ponto de ônibus mais distante, são válidas no processo de emagrecimento e condicionamento físico.

Isso porque a quantidade de passadas que damos ao longo do dia contam como atividade física. O ideal é chegar próximo de 10 mil passos ao fim do dia. Alguns equipamentos e até aplicativos de celular ajudam a contar os passos diários.

Se for a pé ao trabalho, use tênis

Um cuidado importante que você precisa ter se optar por ir a pé até o trabalho é calçar um tênis. Se o seu ambiente de trabalho não combina com tênis, troque pelo sapato ao chegar no escritório. Usar tênis é importante por causa do amortecimento, que protege os pés e a coluna de impactos.

O peso da bolsa é outro aspecto a ser considerado. Se você vai caminhar até o trabalho, use bolsas leves e evite modelos com alças de um lado só. Uma mochila distribui melhor o peso do que você está carregando, embora exija mais atenção com a segurança de itens de valor, como carteira e celular.

Além da parte física, ajudando no emagrecimento, ir a pé ao trabalho proporciona maior contato com a cidade, mais tempo ao ar livre e até mais contato consigo mesmo. Alguns especialistas recomendam a caminhada como ferramenta para conter a ansiedade.

Bicicleta permite deslocamentos maiores

Quando a distância de casa até o trabalho exige uma caminhada muito longa, ir a pé se torna inviável. Quem pega mais de uma condução, pode eliminar uma das baldeações e caminhar um trecho. Outra opção é ir de bicicleta.

Em um texto para o site Vá de Bike, o ciclo ativista Willian Cruz enumerou 12 motivos para ir ao trabalho de bicicleta. Economia de tempo e de dinheiro estão entre eles, mas o relato do blogueiro, que pedala pelas ruas de São Paulo desde 2000, contempla também a diminuição do estresse e a melhora no humor e na produtividade.

“As endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos”, compartilhou no post.

A lista segue com elementos como mais tranqüilidade em relação ao risco de assaltos, melhora na qualidade do ar e da saúde em geral, sem contar o benefício físico.

“É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência”, conta o blogueiro.

Nesse sentido, tanto ir a pé como pedalar até o trabalho, passam a fazer parte da rotina e a atividade física deixa de ser um compromisso a mais para encaixar na agenda.

Proteção urbana

Quer proteger o que carrega em sua bolsa, mochila ou pasta? Você pode recorrer ao Vivo Bolsa Protegida e, por no máximo R$ 15 mensais, garantir que, em caso de roubo ou furto, receba uma indenização de até R$ 1 mil para ressarcir o que foi perdido.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena ter seguro
quanto custa um seguro de vida
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
economizar no seguro da casa
Comprar casas em Orlando é opção