Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça opções para dominar o mercado de ações

A- A+

Já melhorou bastante, mas para quem tem um pouco de dinheiro guardado no banco a opção de investimento no mercado de ações ainda parece o bicho papão das possibilidades de aplicação. A instabilidade e o risco de perder grandes somas de dinheiro em pouco tempo assustam potenciais clientes, que, muitas vezes, acabam optando por alternativas mais conservadoras, como a poupança, com seu rendimento baixo, porém sem risco.

É bem verdade que um pouco de cautela não é de um todo ruim, uma vez que, por exemplo, a Bolsa de Valores fechou 2014 com perdas médias significativas no país. Mas justiça seja feita: ver somente o lado negativo do investimento no mercado de ações não faz justiça ao potencial que ele apresenta. Em períodos bons, a Bolsa de Valores pode multiplicar, e muito, os ganhos do cliente.

Mercado de ações desvendado

Para deixar mais fácil a identificação e tornar mais palatável os números, diversas escolas oferecem cursos a interessados em operar na Bolsa. E o melhor: na modalidade de educação a distância (EAD).

seudinheiro-Mercado-de-acoes

Muitas vezes, acabam optando por alternativas mais conservadoras. Foto: iStock, Getty Images

A própria BM&F Bovespa, mais conhecida como Bolsa de Valores de São Paulo, oferece cursos em seu site para interessados em investir. As opções – pagas, mas com preços em conta – vão desde conceitos básicos de investimento e mercado de capitais até análises de maior complexidade.

Conhecimento gratuito

Para quem quer economizar o dinheiro do curso, alguns sites oferecem conhecimentos básicos de forma gratuita. O Portal do Investidor é um deles. Desenvolvido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, o site oferece diversas informações, disponibilizadas por meio de publicações, infográficos e textos de fácil compreensão para os interessados em aprender. No site é possível, por exemplo, pesquisar o significado das palavras mais usadas no meio, além de acompanhar as possibilidades de palestras por todo o país e recomendações de sites sobre o mercado financeiro.

Você vai se interessar por:
Passo a passo: saiba como investir em ações no Brasil
Saber investir depende de leitura: veja dicas
Veja como acompanhar o Ibovespa no dia a dia

Para o investidor com conhecimento um pouco maior do tema o site também não deixa a desejar, já que avança sobre aspectos de legislação e decisões jurídicas envolvendo o tema.

Outra opção gratuita está no portal Dinheirama, empresa criada com o objetivo de melhorar o conhecimento econômico de cidadãos e empresas. Para acessar o site é preciso fazer um pequeno cadastro, mas também é possível acessar por meio das contas no Google e no Facebook. De acordo com a própria descrição do portal, ele permite “a qualquer pessoa realizar seu controle financeiro de maneira fácil e intuitiva e ao mesmo tempo tenha acesso a dados relevantes da vida financeira”.

Gostou das dicas de mercado de ações? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

oscilações da Bolsa de Valores
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet