Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

9 dicas de segurança ao contratar empréstimo online

A- A+

Quando as contas apertam e a dificuldade financeira aparece, conseguir um crédito extra pela internet parece uma boa saída. Mas é preciso tomar alguns cuidados ao contratar empréstimo online, analisando com atenção especialmente aquelas ofertas que prometem liberação fácil e rápida, e sem solicitar muitas informações do usuário.

Segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), quanto mais fácil o acesso ao empréstimo, maiores são os riscos de fraude e mais altos tendem a ser os juros.

Tentando contratar empréstimo online

É indicado sempre pesquisar e comparar os serviços em diferentes empresas. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o empréstimo online

Para obter crédito pessoal, não é preciso mais se deslocar até uma agência bancária para negociar. Também é possível e cada vez mais comum contratar empréstimo online sem precisar sair de casa, com toda comodidade.

Existem diferentes sites especializados em crédito online no Brasil, que normalmente estão ligados a um ou mais bancos. Há ainda páginas independentes que solicitam propostas de um instituições parceiras, buscando as melhores condições de acordo com a necessidade do cliente.

A principal vantagem de contratar empréstimo online é a sua rapidez e facilidade de liberação. A solicitação de propostas é gratuita e qualquer pessoa com mais de 18 anos pede fazê-la. O usuário só paga depois que fechar o negócio – antes disso, não pode ser cobrado nenhum tipo de taxa.

Também é possível contratar empréstimo online diretamente nos sites dos bancos. Quando uma pessoa possui conta corrente e a movimenta todo o mês, por exemplo, o banco costuma disponibilizar um crédito pré-aprovado que pode ser solicitado no internet banking. O valor entra na conta na mesma hora.

Atenção ao contratar empréstimo online

Com tantas facilidades, a internet acaba sendo um local com golpes frequentes. A Proteste recomenda redobrar os cuidados mesmo quando se tratar de correspondentes bancários, sempre confirmando se o profissional realmente tem registro na instituição financeira que informa intermediar.

Antes de fechar o negócio, também é importante pesquisar taxas, custos, tarifas e prazos em diferentes opções, garantindo a contratação dos recursos necessários em condições satisfatórias.

Confira nove dicas básicas da Proteste manter seus dados em segurança ao contratar empréstimo online:

  1. Desconfie de serviços com muitas facilidades.
  2. Informe-se no Banco Central se a empresa tem autorização para realizar empréstimos.
  3. Nunca faça depósitos em conta particular, sob a alegação de assegurar a liberação do dinheiro. E não empreste seu nome para terceiros.
  4. Ao contratar empréstimo online, redobre os cuidados.
  5. Verifique nos órgãos de defesa do consumidor e nas redes sociais se há reclamações contra a empresa.
  6. Certifique-se de que as parcelas não irão comprometer o seu orçamento.
  7. Veja se as taxas de juros cobradas e o Custo Efetivo Total (CET) não irão elevar demais o valor a ser pago.
  8. Guarde o material publicitário da empresa, pois ele integra o contrato e suas informações devem ser cumpridas.
  9. Apenas em último caso contrate um empréstimo pessoal. Peça ajuda a um familiar, ou busque outras opções com juros mais baixos.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para contratar empréstimo online com segurança? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças