Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

9 coisas que você precisa saber antes de procurar estágio

A- A+

O estágio é uma oportunidade que os estudantes de ensino técnico e superior possuem para entrar no mercado de trabalho sem prejudicar suas atividades em sala de aula. Por oferecer uma série de vantagens, a concorrência para essas vagas é grande. Existe uma série de coisas que você precisa saber para estar bem preparado e se destacar dos demais na busca por uma chance.

Quando se é estagiário. tem coisas que você precisa saber

Quando for chamado para uma entrevista, tenha o cuidado de ouvir mais do que falar. Foto: Shutterstock

Coisas que você precisa saber sobre estágios

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), somente no Ensino Superior, o Brasil possui mais de 7 milhões de estudantes. Mas no mercado, são apenas 740 mil estagiários. Isso significa que 89,9% dos acadêmicos ainda estão fora da atividade que escolheram.

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) é o principal responsável pela inserção dos estudantes em vagas de estágio. O superintendente de atendimento da entidade, Luiz Gustavo Coppola, ensina quais são as coisas que você precisa saber para fazer parte da porcentagem que estagia no país. Confira nove dicas:

Empresa

Procure oportunidades de estágio em uma empresa que esteja alinhada com o ramo em que você pretende atuar no futuro. “Por exemplo, para o estudante de TI que gosta de games, o ideal é buscar uma vaga de estágio numa empresa de desenvolvimento de softwares de entretenimento ou similar”, indica Coppola.

Pesquisa

Pesquise e esteja bem informado sobre o segmento específico em que aquela organização atua. Os canais oficiais da empresa e a forma como ela é citada na mídia estão entre as coisas que você precisa saber para conseguir um bom estágio. Isso conta pontos na seleção.

Vaga

É válido também confirmar se a vaga está relacionada ao campo que você está estudando. Afinal, existem muitas frentes de atuação em cada instituição. Além disso, também verifique se os horários são compatíveis com a sua agenda estudantil. Escolha ainda algo que acrescente enquanto profissional, não apenas por ter uma boa bolsa-auxílio.

Requisitos

Analise os requisitos solicitados pela empresa para o estágio e candidate-se apenas se você realmente preencher a maioria deles. Em hipótese alguma diga que você sabe realizar atividades que ainda não aprendeu a fazer.

Ouvir

Quando for chamado para uma entrevista, tenha o cuidado de ouvir mais do que falar. Ouça atentamente tudo o que o recrutador falar e pergunte apenas quando ele lhe der a oportunidade.

Imagem

Dê atenção à sua imagem. Além dos cuidados básicos com higiene e aparência, é importante estar vestido de acordo com o que pede a empresa e a área em que ela atua.

Redes sociais

Se está em processo seletivo, preste atenção naquilo que você vai postar ou publicou recentemente nas redes sociais. Perfis haters ou mensagens que indicam que você não gosta de trabalhar podem prejudicá-lo.

Aproveitar

Quando for aprovado, procure aproveitar ao máximo tudo o que puder nos processos em que estiver inserido. Um das coisas que você precisa saber sobre estágio é que ele é uma oportunidade de aprendizado, acima de tudo.

Finanças

Os estágios são, geralmente, a primeira oportunidade de emprego dos estudantes. Podem representar ainda a experiência inicial com uma remuneração própria  e isso exige atenção.

Segundo Coppola, uma das coisas que você precisa saber nessa fase é que o controle das finanças deve ser exercido desde o primeiro momento, para que consiga pagar contas e ainda guardar um pouco do que receber.

Esse controle pode evitar dores de cabeça e ajudar na concentração durante as próprias atividades do estágio. Se você tem dificuldades para organizar o seu dinheiro, o CIEE oferece o curso gratuito “Como administrar suas finanças”. O download das apostilas e o serviço de monitoria online podem ser feitos no site da entidade.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria