Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

8 dicas para o dia a dia de bem com o seu bolso

A- A+

Fazer com que o dinheiro renda mais é fundamental para quem deseja realizar sonhos. Uma viagem, um carro ou uma casa nova, seja qual for o seu objetivo, ele pode ser alcançado com pequenas economias. Para isso, uma boa dose de planejamento financeiro, seguindo algumas dicas para o dia a dia, é essencial para atingir suas aspirações.

Dicas para o dia a dia ajudam a conquistar seus sonhos e aspirações.

Controle de gastos é fundamental para administrar melhor o seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Veja 8 dicas para o dia a dia

O principal segredo para um uma vida mais econômica é sempre planejar o seu dia seguinte na noite anterior.

Para o educador financeiro Rodrigo Marroni, ao montar um cronograma prévio, é possível obter um melhor controle dos gastos, desde que não se deixe levar pelo desejo momentâneo das compras por impulso. Confira dicas para o dia a dia ficar mais econômico.

Use o seu poder de barganha

Quando se fala em dicas para o dia a dia, essa ocupa destaque. Você precisar estar disposto e preparado para negociar. Então, pratique seu poder de barganha sempre que existir uma possibilidade.

Divida despesas com transporte

Um carro gera bastante gasto. Que tal andar de carona? Dividir as despesas com estacionamento e combustível com seus colegas de trabalho também é opção. O transporte público é outra alternativa mais em conta.

Crie uma lista de compras

Cuidado com as armadilhas do dia. Lembre-se que o supermercado foi projetado para você comprar o que eles precisam vender. Por isso, é fundamental fazer uma lista do que realmente precisa comprar.

Customize suas roupas

Peças básicas custam menos que os modelos da moda. Mas com uma boa customização, podem ficar tão modernas quanto as peças mais famosas.

Só compre o necessário

Roupas em liquidação são alternativas para economizar. Mas cada peça precisa ser avaliada para identificar se é, de fato, necessária. Geralmente, o que você encontra em pontas de estoque é o que sobrou na loja. Pode ser que o tamanho não seja o ideal ou que a cor não tenha tido muito saída.

Prefira comprar à vista

Evite fazer compras a prazo se não precisar. Use o cartão de crédito preferencialmente para compras à vista e para acumular pontos nos programas de fidelidade.

Busque alternativas de entretenimento

Assistir um filme em casa, com os amigos dividindo todas as despesas, é uma opção mais barata que ir ao cinema, por exemplo. Agora, se você não dispensa ver uma película na tela grande, opte pelas matinês, que costumam ser mais baratas que as sessões noturnas.

Venda antes de comprar

Sabe aquela roupa que está pequena e que você não usa mais? Ou aquele celular que deseja trocar? Junte tudo e tente vender. Você irá se surpreender com a quantidade de itens que estão em desuso.

Você vai se interessar por:

Descubra como economizar dinheiro ganhando pouco

Novo aplicativo promete solução para quem precisa economizar

Saiba como economizar em tempos de alta da inflação

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para o dia a dia? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote